sábado, 9 de julho de 2011

Premiê japonês diz que limpeza nuclear pode durar décadas

Tóquio, Japão – O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan [foto], afirmou hoje, 09, que a limpeza e decomposição dos resíduos liberados da usina nuclear de Fukushima, palco
do maior acidente atômico deste Chernobyl, demorará décadas para acontecer.
Os comentários de Kan marcam a primeira vez que o governo japonês deu um prazo para a limpeza de Fukushima, além das medidas de emergência que já estão sendo realizadas para o desligamento dos reatores.
"Demoraremos três, cinco, dez anos, ou eventualmente algumas décadas para cuidar desse acidente", afirmou Kan a autoridades locais do Partido Democrático do Japão durante um encontro em Tóquio.
A usina nuclear de Fukushima ficou sem energia após o terremoto seguido de tsunami em 11 de março. Três dos reatores tiveram derretimento de urânio, e uma série de explosões de hidrogênio espalhou materiais radioativos em uma vasta região.
Cerca de 80 mil pessoas foram forçadas a deixar a região ao redor da usina devido à ameaça causada pela radiação.

(*) Com informação Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.