sexta-feira, 8 de julho de 2011

Secretaria de Saúde realiza mutirão de catarata

No Brasil, 70% das pessoas com mais de 60 anos desenvolvem catarata, aponta a Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Poços de Caldas, MG – Mais um mutirão de cirurgias de catarata foi realizado ontem, 06, em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. Mais de 70 pessoas foram atendidas ao longo do dia. O primeiro mutirão aconteceu em janeiro e várias cirurgias já foram feitas por encaminhamento do Cismarpa e Lions Club.
As cirurgias são feitas pelo processo de facoemulsificação, método moderno, mais rápido e menos doloroso para o paciente. "Além da praticidade, o custo é bem menor, o que facilita para o Estado. Até pouco tempo, a cirurgia era feita com anestesia geral, internação e medicação controlada. Hoje, o paciente faz a cirurgia e já pode ir pra casa, nem precisa de tampão. Por isso é possível fazer o mutirão e realizar várias cirurgias no mesmo dia", diz o médico oftalmologista Hernani Dias.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no Brasil, 70% das pessoas com mais de 60 anos desenvolvemc
atarata. Cerca de 90% dos casos atendidos no Hospital Municipal “Vereador Antônio de Mattos” (Hospital da Zona Leste) são relacionados à catarata senil.
De acordo com Ceila Souza Mariano, secretária executiva do Cismarpa, houve o caso raro de um jovem que precisou ser operado de catarata. "Nesse mês fizemos a cirurgia em um jovem de 23 anos que estava com a doença. É raro, mas algumas vezes temos casos assim".
A campanha é permanente. "Queremos eliminar boa parte dos casos de doenças oftalmológicas que temos na cidade. Os pacientes são operados no Hospital Zona Leste e na clínica do Lions Club. Quem não puder comparecer no dia em que foi convocado, terá a chance de fazer a cirurgia no próximo mutirão", informa o secretário-adjunto de saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

(*) Com informação SMCS/Prefeitura

Um comentário:

  1. Muito interessante o projeto para operar aos idosos de Cataratas.
    Felicito ao jornalista e á equipe médica.
    Rosangela Messora

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.