terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ciclone extratropical provoca ventos superiores a 100 km/h no Sul do Brasil

Sensação térmica chega a quase -9°C em SC, -6°C no PR e a -2°C no MS. Alerta de neve a qualquer momento do dia, principalmente à noite.
Brasil, América do Sul – Um ciclone extratropical e uma frente fria são responsáveis por chuva e ventos intensos em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, na América do Sul, neste início de terça-feira, 02. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, durante a madrugada as rajadas chegaram a 107km/h em Urubici, Santa Catarina, e a 83km/h em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.
Quanto à chuva, ela já é bem mais fraca sobre toda a região Sul, inclusive no Paraná. Mesmo assim, entre as 21h de ontem e as 7h de hoje, o acumulado no Rio Grande do Sul chegou a 47 mm em Mostardas (o que representa 40% da média de agosto), 43 mm em Jaguarão (35% da média de agosto) e 41 mm em Rio Grande (35% da média de agosto).
Frio
Além da chuva e dos ventos fortes, observa-se a entrada de uma massa de ar polar. Segundo o meteorologista Celso
Oliveira, por conta da posição do ciclone extratropical, esta massa de ar polar está bem mais ao Norte que o normal. Por isso, se observam temperaturas mais baixas sobre o Paraná que no Rio Grande do Sul.
Além disso, a combinação de vento forte e massa de ar frio gera uma sensação térmica bastante desagradável em várias cidades. No Paraná, em Clevelândia, fazia 3°C às 7h, mas a sensação térmica chegava a quase -6°C. Em Urubici, Santa Catarina, fazia 2°C com sensação de quase -9°C. Em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, fazia 4°C com sensação de -2°C.
Calor
Já no Centro e Norte do Brasil, o tempo encontra-se seco e cada vez mais quente na maior parte das cidades. Desde meados de julho, em todos os dias, pelo menos uma cidade do Centro-Oeste, Norte ou Nordeste vem registrando a maior temperatura do ano.
Ontem, 01, destacamos a máxima de 37,4°C registrada em Carolina, Maranhão. Com esse calor, a baixa umidade do ar e os vários meses sem chuva, aumentam o risco de formação e propagação de queimadas a cada dia. De acordo com o INPE, todos os satélites disponíveis registraram quase 900 focos de queimada entre 21h do domingo e 4h30 de hoje. Só em Mato Grosso foram registrados quase 150 focos.
Neve
Nesta terça-feira, 02, já chegou a nevar por alguns minutos em algumas cidades do Sul brasileiro e, de acordo com alerta divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a neve pode voltar a cair a qualquer momento do dia e ao longo da madrugada desta quarta-feira, 03, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A previsão é de mais chuva nos dois Estados e também no Paraná, o que deve causar queda forte de temperatura e muitos ventos causados pelo ciclone que permanece no litoral. Nas regiões serranas, as rajadas devem chegar a 100 quilômetros por hora.
De acordo com o alerta do Inmet, a neve deve cair na serra Nordeste do Rio Grande do Sul e no planalto Sul de Santa Catarina, conforme reforça o meteorologista Flávio Varone. “A probabilidade aumenta à noite e na próxima madrugada com a chegada do ar frio mais forte, que agora pela manhã está no Oeste do Rio Grande do Sul”, explica.
A chegada dessa massa de ar frio e seco promete reduzir as chuvas no Paraná, onde a chuva dos últimos dias afetou 125 mil pessoas de 19 municípios. Segundo a Defesa Civil, 1.343 pessoas estão desalojadas e 257 desabrigadas.

(*) Com informação R7, AB e MidiaconNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.