terça-feira, 30 de agosto de 2011

Faixas nas ruas de Brasília pedem cassação de Jaqueline Roriz

Para que pedido de cassação seja aprovado, são necessários, no mínimo, 257 votos favoráveis
Brasília, DF – Brasília amanheceu nesta terça-feira, 30, com várias faixas espalhadas pelos principais locais da cidade pedindo a punição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) [foto]. No caminho entre o aeroporto e o Congresso Nacional, por onde passam os parlamentares, há uma peça recomendando a cassação. Além disso, o asfalto foi pintado, no Eixão Norte, com frases que pedem o desligamento da deputada.
O futuro de Jaqueline deverá ser definido na tarde de hoje pelo plenário da Câmara dos Deputados. Os parlamentares votarão o Projeto de Resolução que recomenda a cassação do mandato por ter sido flagrada, em 2006 [foto ao lado],
recebendo dinheiro do delator e operador do esquema conhecido como "mensalão do DEM", Durval Barbosa.
A previsão é de que a votação do projeto de cassação comece por volta das 16h. Antes, o Colégio de Líderes (partidários) se reúne para definir se o tema será o primeiro item da pauta de votações, que incluirá outros assuntos. Para ser aprovado o pedido de cassação de Jaqueline Roriz, são necessários, no mínimo, 257 votos favoráveis.
A votação ocorre no plenário e será secreta. Inicialmente, o relator do projeto recomendando a cassação, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), lê o documento recomendando a punição da deputada. Em seguida, a defesa de Jaqueline Roriz, feita pelo advogado José Eduardo Alckmin, tem 25 minutos para contra argumentar.
Após a defesa do advogado, Jaqueline Roriz deverá se manifestar. Pessoas próximas à deputada disseram que ela está tranquila e que preparou sozinha o discurso. Para a defesa de Jaqueline Roriz, ela não pode ser cassada porque o ato – o flagrante em que aparece recebendo dinheiro de Barbosa – ocorreu quando a deputada fazia campanha e ainda não exercia o mandato.
Em junho deste ano, o Conselho de Ética da Câmara aprovou o relatório de Sampaio pela cassação do mandato de Jaqueline, por quebra de decoro parlamentar. Ela anunciou que pretendia entrar com o recurso contra a decisão, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas desistiu.
Mensalão do DEM
O chamado “mensalão do DEM”, cujos vídeos foram divulgados no final de 2009, é resultado das investigações da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.
O então governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em sua defesa, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados". Em meio ao escândalo, ele deixou o Democratas.
As investigações da Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.
Acusado de tentar subornar o jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do caso, Arruda foi preso preventivamente em fevereiro de 2010, por determinação do Superior Tribunal de Justiça, que ainda o afastou do cargo de governador. Ele ficou preso por dois meses e, neste período, teve o mandato cassado por desfiliação partidária.

(*) Com informação Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.