sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Grupo islâmico reivindica atentado ao prédio da ONU

Em 2003, um atentado contra a ONU deixou 23 mortos em Bagdá, entre eles o brasileiro Sérgio Vieira de Mello
Londres, Inglaterra – Por meio de uma ligação telefônica à "BBC", conforme informado pela emissora pública britânica, o grupo islâmico radical Boko Haram reivindicou a autoria do atentado contra a sede da ONU em Abuja, capital da Nigéria, ocorrido nas primeiras horas da manha desta sexta-feira, 26.
Um homem que se identificou como porta-voz do grupo, que pretende instaurar a sharia (lei islâmica) na Nigéria, reivindicou a responsabilidade do ataque contra o edifício da ONU, que causou pelo menos 18 mortes e pode ter sido perpetrado por um terrorista suicida.
Fontes da ONU na Nigéria disseram à "BBC" que no último mês havia sido intensificada a segurança em todos os edifícios das Nações Unidas na Nigéria, após terem sido recebidas informações de que podiam ser alvo de atentados terroristas do grupo Boko Haram.
Segundo a Polícia nigeriana, o número de 18 mortos causados pela explosão é provisório, visto que prosseguem os trabalhos de resgate e esse número pode aumentar.
Já a embaixadora da Nigéria na ONU, U. Joy Ogwu, disse que o atentado contra a sede das Nações Unidas responde a "um padrão" já visto em outras ações terroristas contra a organização internacional.
Em entrevista coletiva concedida na sede central das Nações Unidas em Nova York, Ogwu condenou em nome de seu governo o "atroz" atentado "contra a população civil e contra a ONU".
Cerca de 400 funcionários trabalhavam no prédio. A movimentação ainda é intensa no local. Bombeiros e policiais removem os escombros à procura de sobreviventes.
Segundo uma testemunha, a explosão aconteceu depois que um carro suspeito entrou pela porta principal do edifício, que fica na zona diplomática da capital nigeriana, perto da embaixada americana.
Testemunhas observaram a retirada de vários feridos do prédio da ONU. Um policial, que pediu anonimato, afirmou que o ataque provocou várias mortes.
"Parece um atentado suicida", disse o policial. "Um homem chegou em um carro, forçou a entrada e avançou contra o prédio", completou o agente.
Um funcionário da ONU afirmou que várias pessoas ficaram presas dentro do edifício. "Não sei o que está acontecendo. Muitas pessoas ainda estão presas no edifício. Precisamos de uma grua para retirar as pessoas", disse o funcionário, que pediu para não ser identificado.
Em 19 de agosto de 2003, um atentado contra a ONU deixou 23 mortos em Bagdá, entre eles o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que estava no Iraque como representante especial do então secretário-geral da organização, Kofi Annan.

(*) Com informação BBC, AFP, Reuters, AP, Efe, JB, iG e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.