sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Há um rio por baixo do Amazonas

Fluxo subterrâneo é de 10 a 100 metros por ano, enquanto a água do Amazonas viaja entre 0,1 e dois metros por segundo
Lisboa, Portugal – Existe uma corrente de água subterrânea por baixo do rio Amazonas [foto], no Brasil, e chama-se Hamza. A 4000 metros de profundidade um fluxo de água muito mais lento do que os que se observam à superfície, que inicia a viagem nos Andes e termina no oceano Atlântico.
O rio Hamza nasce na cordilheira dos Andes, ainda no Peru, na mesma região do Amazonas, e viaja em direção a Leste. “A linha de água permanece subterrânea desde sua nascente, só que não tão distante da superfície. Tanto que temos relatos de povoados daquele país, instalados na região de Cuzco, que utilizam este rio para agricultura. Eles sabem desse fluxo debaixo de terrenos áridos e por isso fazem escavações para poços ou mesmo plantações”, disse, citado pelo site da Globo, Valiya Hamza, coordenador do trabalho de doutorado da investigadora Elizabeth Pimentel, que está estudando este novo rio.
A descoberta feita pela equipe do Observatório Nacional do Brasil foi apresentada agora no 12º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. Os cientistas utilizaram nesta investigação os 241 poços perfurados durante a década de 1970 e 1980 pela Petrobras.
Através da mudança de temperaturas que existe a uma certa profundidade, descobriram o rio subterrâneo. Segundo o estudo, a água cai na vertical até os 2000 metros de profundidade e depois segue na horizontal até uma profundidade máxima de 4000 metros.
“O sentido deste fluxo é de Oeste para Leste, iniciando na região de Acre, passando pelas bacias do Solimões, Amazonas e Marajó”, explica o comunicado de imprensa do observatório. O fluxo de água subterrânea alcança uma largura entre 200 e 400 quilômetros, por comparação a largura do rio Amazonas varia entre um e 100 quilômetros.
Já a velocidade do rio Hamza, que recebeu como nome o apelido do líder da investigação, é bem mais lento do que o seu homônimo da superfície. O fluxo subterrâneo é de 10 a 100 metros por ano, enquanto a água do Amazonas viaja entre 0,1 e dois metros por segundo.
O Hamza chega ao Atlântico numa região adjacente à foz do Amazonas, os cientistas pensam que as suas águas tornam aquela região do oceano menos salgada, o que permite uma fauna única.
A investigação vai continuar. “Vamos continuar nossa pesquisa, porque nossa base de dados precisa ser melhorada. A partir de setembro vamos buscar informações sobre a temperatura no interior terrestre em Manaus e Rondônia. Assim, vamos determinar a velocidade exata do curso da água”, disse o investigador.

(*) Com informação Público.PT
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1509367

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.