sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Jobim teria almoço com tucanos na próxima semana

Encontro com PSDB foi adiado várias vezes para evitar constrangimentos, diante da proximidade da revelação do voto de Jobim em Serra
Brasília, Brasil – O ministro da Defesa, Nelson Jobim [foto], tem um almoço programado com a bancada do PSDB no Senado na próxima terça-feira, 09. A agenda foi divulgada hoje, 04, pelo líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), em seu Twitter, e pode ser cancelada, diante da demissão do ministro. Jobim foi ministro da Justiça no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e declarou, em entrevista ao Portal UOL, que votou em José Serra (PSDB) no ano passado e não na presidente Dilma Rousseff. A petista o manteve no Ministério da Defesa, a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Dias, o objetivo do almoço era discutir com o ministro o projeto de criação da "Comissão da Verdade", em relação à qual Dilma pediu empenho especial a Jobim. A comissão vai tomar depoimentos que ajudem a esclarecer a repressão realizada durante a ditadura militar e a localizar o paradeiro de corpos de presos políticos. "Quem defende a comissão da verdade, só pode dizer a verdade", provocou Álvaro Dias, sobre a afirmação de Jobim de que suas declarações à Revista Piauí foram "tiradas de contexto".
Dias explicou que o almoço com Jobim estava programado há mais de um mês, já que o ministro buscava o apoio da oposição ao projeto e já conseguiu se reunir com o DEM. Mas o encontro com o PSDB foi adiado várias vezes. Numa delas, ambas as partes optaram pelo adiamento para evitar constrangimentos, diante da proximidade da data com a revelação do voto de Jobim em Serra.
Fontes do Palácio do Planalto informaram que Dilma já decidiu demitir Jobim, após a divulgação de que ele chamou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, de "fraquinha" e criticou a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirmando que ela "não conhece Brasília".

(*) Com informação AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.