segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lançada a Campanha Nacional de Amamentação 2011

Campanha busca aumentar índice de amamentação exclusiva até os seis meses de vida
Rio de Janeiro, RJ – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha [foto abaixo], lançou hoje, 01, no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Amamentação, como parte
da Semana Mundial de Amamentação, comemorada até o próximo domingo, 07, em 150 países. Segundo o ministro, a novidade desta edição é o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê. A cartilha, que informa os direitos das mães à amamentação, será distribuída a profissionais de saúde e líderes comunitários que terão a função de multiplicar as informações e orientar as mulheres sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno.
De acordo com o ministro, o objetivo é mobilizar toda a sociedade para garantir as condições necessárias à prática. “A ideia é que todas as gestantes do Brasil e suas famílias saibam dos seus direitos, desde o pré-natal, passando pela assistência ao parto e pela assistência ao desenvolvimento da criança até dois anos. Nós achamos que essa cartilha vai sensibilizar a imprensa, os agentes de saúde, as lideranças comunitárias locais e religiosas entre outros. Queremos mobilizar a sociedade para cuidar bem das gestantes e das crianças”, disse.
Padilha também destacou que o governo federal vem trabalhando para elevar o índice de amamentação exclusiva
até os seis meses de vida do recém-nascido, que hoje está em 41% dos bebês com essa idade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que pelo menos 90% das crianças tenham o leite materno como único alimento nos seis primeiros meses de vida.
“Não temos data definida, mas queremos chegar ao índice de pelo menos 80%. E para isso é preciso um conjunto de ações, como o incentivo às empresas para que criem salas de apoio à amamentação”, acrescentou.
Padilha ressaltou, ainda, que para que a meta seja atingida é fundamental a adesão da iniciativa privada à licença-maternidade de seis meses, além do apoio da família, principalmente dos pais. “Eles devem assumir tarefas da casa e ajudar nos cuidados com a criança, como pegá-la,
após as mamadas, para arrotar”, disse o ministro.
A atriz Juliana Paes, que é madrinha da Campanha deste ano, reforçou a necessidade do apoio da sociedade para manutenção da amamentação nos primeiros meses de vida, principalmente quando a mulher precisa retornar ao trabalho. “É muito difícil manter a amamentação depois que se volta a trabalhar. É nessa hora que temos que contar com o apoio da família para superar os obstáculos”, disse ela que ainda amamenta o filho Pedro, de oito meses.
Segundo o presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciano Borges Santiago, a amamentação exclusiva até os seis meses e associada a outros alimentos até os dois anos de idade protege a criança contra várias doenças, como diarreia e infecções respiratórias. “Além disso, fortalece o vínculo com a mãe, que também tem reduzidas as chances de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama”, enfatizou.

(*) Com informação AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.