sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mortes pelo Mundo – Sexta-feira de Sangue

Tempestade mata cinco na Bélgica, ataques no Afeganistão e no Iraque deixam ao menos 14 mortos e, no Paquistão, mais de 40 mortos
Bélgica, Afeganistão, Turquia e Paquistão – Tempestade derrubou telões e arrastou tendas de um festival de música em Hasselt, até o momento são cinco mortos e, no mínimo oito feridos gravemente. No Afeganistão, no dia em que país comemora 92 de independência do Reino Unido, talibãs reivindicam autoria de ataque a escritório inglês que matou nove pessoas. Na fronteira da Turquia com o Iraque, ataques e contra-ataques mataram ao menos quatro militares e deixaram outros feridos na noite de ontem, 18. Já no Paquistão, ataque suicida a uma mesquita matou mais de 40 pessoas e deixou outros cerca de 50 feridos.
Festival Pop
De acordo com a agência internacional de notícias Reuters, em Hasselt, no Leste da Bélgica, conforme divulgado pelas
autoridades locais nesta sexta-feira, 19, já são cinco as vítimas fatais causadas pela tempestade que derrubou telões e tendas do “Pukkelpop”, um festival de música pop que deveria durar três dias. Outros oito espectadores ficaram gravemente feridos e, segundo declarações de Hilde Claes, prefeita da cidade de Hasselt, à TV belga, 65 pessoas tiveram ferimentos leves no incidente, ocorrido no início da noite de ontem, 18. O festival estava com ingressos esgotados e recebia entre 60 e 65 mil pessoas, a maioria jovem. Muitas delas se protegiam sob grandes tendas, que foram arrancadas pelo vento.
Dia da Independência
Notícias vindas das agências Associated Press e AFP revelam que, pelo menos nove pessoas morreram, nesta sexta-feira, 19, em ataque reivindicado pelos talibãs em Cabul, no Afeganistão, quando homens armados invadiram a sede do British Council – agência internacional britânica para temas de educação e cultura – que fica na zona Oeste da cidade. O atentado acontece no dia em que os afegãos comemoram o 92º aniversário de independência do país do Reino Unido, que aconteceu em 1919.
De acordo com a polícia, todos os cinco invasores foram mortos e nenhum cidadão britânico está entre as vítimas, que são oito policiais afegãos e um soldado da Nova Zelândia. O governo do Reino Unido não quis informar quantas pessoas estavam dentro do prédio no momento do ataque.
O ataque começou quando um suicida explodiu um carro com explosivos em frente ao British Council, enquanto outro homem-bomba provocou uma explosão dentro do prédio. Policiais afegãos trocaram tiros com pelo menos três insurgentes durante cerca de cinco horas.
O porta-voz do Talibã, Zabidula Mujahid, confirmou que o ataque foi planejado para coincidir com a data da independência afegã. "Hoje (sexta) é o aniversário da nossa independência, obtida há 92 anos", afirmou. "O ataque é para lembrar este dia. Os britânicos invadiram outra vez nosso país."
Retaliação
Por fim, informes da Reuters vindos de Diyarbakir, no Sudeste da Turquia, ressaltam que militares turcos, usando aviões de guerra e artilharia, atacaram, pela segunda noite consecutiva, rebeldes curdos no Norte do Iraque em represália às ações dos rebeldes contra os militares no Sudeste turco, ocorrida horas antes. Segundo contou uma fonte à Reuters, pelo menos 12 aviões decolaram na noite de hoje, 18, de uma base aérea em Diyarbakir.
Ainda de acordo com a Reuters, essa é a primeira operação militar turca contra os curdos nas montanhas iraquianas desde julho de 2010, marcando uma forte escalada nesse conflito de 27 anos, após o colapso de uma tentativa de negociação.
Conforme admitido nesta sexta-feira, 19, pelos militares turcos, seus aviões atacaram, ontem, 18, 28 alvos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) nas regiões de Hakurk, Avasin-Basyan, Zap e monte Qandil. "Em coordenação com a operação aérea, intensos disparos de artilharia foram direcionados contra 96 alvos identificados nas mesmas áreas", segundo nota do Estado-Maior. "As atividades na luta contra o terrorismo irão continuar de forma decisiva dentro e fora (da Turquia)", complementa a nota.
Qualificado como grupo terrorista pela Turquia, os EUA e a União Europeia, o PKK, realizou, segundo forças de segurança, dois ataques simultâneos na província de Siirt, no Sudeste turco, na noite ontem, 18, antes da retaliação turca.
Com lançadores de foguetes e rifles, os militantes mataram dois oficiais e feriram quatro soldados em um posto da guarda paramilitar em Eruh. Dois combatentes do PKK foram mortos no confronto.
Orações de Sexta-Feira
A agência Efe divulgou agora a pouco, conforme informado pela força policial local, que mais de 40 morreram e ao menos 50 pessoas ficaram feridas após um atentado suicida às 13h45 no horário local (5h45 de Brasília) desta sexta-feira, 19, em uma mesquita da localidade tribal paquistanesa de Khyber, região que faz limite com o Afeganistão.
De acordo com a autoridade policial à agência, a explosão ocorreu durante as orações da sexta-feira em um templo nos arredores da cidade de Peshawar e a poucos quilômetros da fronteira afegã. Centenas de pessoas estavam rezando na mesquita no momento da explosão. O teto do prédio desabou com deflagração.
Diante da falta de hospitais na região, parte dos feridos foi levada para Peshawar, capital da província Noroeste de Khyber-Pakhtunkhwa. O atentado coincide com a celebração do mês do Ramadã.
Em Khyber fica a principal passagem terrestre entre o Paquistão e o Afeganistão, caminho prioritário do grosso das provisões para as forças internacionais presentes no país vizinho. A área é refúgio de grupos talibãs e mafiosos que atuam nos dois países.

(*) Com informação Reuters, AP, AFP e Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.