quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Temperatura em queda no Sul e Sudeste, chuva no Norte e Nordeste

Centro-Oeste parcialmente nublado com períodos de sol. Temperatura deve cair no Mato Grosso do Sul, onde pode gear
Brasil, América do Sul – A massa de ar frio e seco que está na região Sul fez a temperatura cair ainda mais nesta quinta-feira, 04. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou -5.3 graus Celsius em Urubici, na região serrana de Santa Catarina. Segundo o meteorologista Flávio Varone, do Inmet em Porto Alegre, devido ao vento, no município de São José dos Ausentes [foto], onde, às 7h de hoje, os termômetros marcavam -2°C, a sensação térmica era de -15°C.
“A mesma sensação térmica, também por causa de ventos, foi sentida pelos moradores de São José dos Ausentes, na serra gaúcha. Os termômetros acusavam -11°C, mas a sensação era de -17°C”, relatou o meteorologista.
De acordo com Tarcízio Valentin, do Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar), às 5h a temperatura em Curitiba era de 3,7°C, contudo a sensação térmica era de -1,7°C. A máxima não passa dos 13°C no decorrer do dia na capital paranaense. Os termômetros marcam temperaturas abaixo de 5°C em quase todo o estado.
É o terceiro dia consecutivo em que neva na região serrana de Santa Catarina. “Foi um registro de neve fraca agora pela manhã em São Joaquim”, informou Marcelo Martins, do
serviço de meteorologia do governo catarinense, EpagriCiram. Segundo ele, ontem, 03, nevou durante todo o dia em Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
No Rio Grande do Sul, o Inmet registrou neve em Bom Jesus e São Joaquim. Há registro de geadas no Oeste, Sul e região central do Paraná, no Oeste, meio-Oeste, planalto Norte e Sul de Santa Catarina, além do Oeste, região de campanha, serra do Sudeste, planalto Sul e serra Nordeste do Rio Grande do Sul.
No Paraná, estado mais atingido pela chuva dos últimos dias, aumenta, segundo a Defesa Civil, o número de pessoas afetadas, que ultrapassa a 150mil. O total de 2.878 pessoas estão desalojadas e 256 desabrigadas nos 29 municípios mais atingidos.
A chuva causou transtornos também no Porto de Paranaguá, que paralisou os embarques por dois dias. Ontem, 03, na entrada do terminal havia uma fila de 15 quilômetros com caminhões carregados de milho e soja. Segundo a assessoria do porto, a situação já foi normalizada e a partir de hoje voltam a ser embarcadas cerca de 100 mil toneladas de grãos por dia no terminal paranaense.
Sudeste
No Sudeste, em São Paulo (SP), também não deve chover e a temperatura varia entre 19°C e 7°C, segundo dados o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). No início desta manhã, na capital paulista, as temperaturas ficaram abaixo de 10°C. Durante a madrugada, as rajadas de vento ampliaram a sensação de frio, sendo que, às 2h, a
temperatura registrada no Aeroporto de Congonhas, zona Sul, era de 8°C, mas devido aos ventos de até 40km/h, a sensação térmica foi de -4°C. A menor temperatura de hoje foi registrada às 4h50, em Parelheiros, na zona Sul, com 5°C.
Segundo o CGE, o sol aparece ao longo do dia e eleva a temperatura, que não deve passar de 18ºC. Apesar das aberturas de sol, o tempo volta a esfriar rapidamente no fim da tarde. Não há previsão de chuva.
Há possibilidade de chuvas isoladas no litoral do Rio de Janeiro e ao final do dia no Espírito Santo. No Rio de Janeiro (RJ), a máxima não passa de 22°C e a mínima é de 12°C. Máxima de 23°C em Belo Horizonte (MG) e 24°C na cidade de Vitória (ES).
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, o tempo fica parcialmente nublado e com períodos de sol, mas a temperatura deve cair no Mato Grosso do Sul, onde pode gear, Goiás e Mato Grosso.
Máxima de apenas 19°C em Campo Grande (MS) e 25°C em Cuiabá (MT). Em Brasília (DF) o dia fica mais quente e os termômetros podem chegar a 27°C.
Nordeste e Norte
O sol também aparece no Norte e Nordeste, mas chuvas isoladas podem atingir alguns Estados, como Amazonas e Pernambuco.
No Nordeste, chuvas isoladas atingem o Leste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nas demais áreas, a previsão para esta quinta-feira é de tempo parcialmente nublado. Máxima de 27°C em Salvador (BA), 29°C em Natal (RN) e até 35°C em Teresina (PI). No Recife (PE), a máxima é de 29°C e a mínima, de 19°C.
No Norte, o tempo fica instável no Amazonas e em parte do Tocantins, onde deve chover. Manaus (AM) registra temperaturas de até 35°C e Palmas (TO), de 32°C. No Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e no Pará, a previsão é de céu parcialmente nublado e sol.

(*) Com informação AB, JB e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.