quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Crocodilo capturado pode ser o maior já pego vivo no mundo

Manila, Filipinas – Moradores de um vilarejo das Filipinas e caçadores veteranos pegaram o que pode ser o maior crocodilo já capturado vivo no mundo. O animal, que tem mais de seis metros e pesa mais de uma tonelada, vive em águas salgadas e matou pelo menos uma pessoa que vivia na comunidade de Bunawan, numa província remota no Sul do país.
Os caçadores acreditam que o réptil tenha mais de 50 anos, o que não é tanto, já que crocodilos de água salgada podem viver mais de 100 anos e crescer até sete metros. Mas não há notícia de que algum espécime desse tamanho e idade já tenha sido capturado.
O Guiness, livro dos recordes, lista como o maior crocodilo capturado vivo um animal registrado na Austrália de 5,48 metros. Theresa Mundita Lim, da Secretaria de Áreas Protegidas e Vida Selvagem, diz que ainda vai confirmar se o crocodilo pego nas Filipinas é um novo recorde.
Em busca de outro maior
Os moradores de Bunawan fizeram uma festa para comemorar a captura do animal. O crocodilo teve que ser
carregado por cerca de 100 homens para ser levado da água para uma clareira, onde um guindaste o levantou para que fosse colocado em um caminhão.
Ronnie Sumiller, autoridade do setor nas Filipinas que tem 20 anos de experiência de caça a crocodilos, contou que ele e os moradores estão monitorando um animal ainda maior que rodeia o vilarejo. “Há um ainda maior e pode ser esse que está criando problemas. Na captura desse primeiro animal, 10% do medo dos moradores do vilarejo foi embora. Mas 90% do temor continua, pois ainda há outro perigo à solta”, explica.

(*) Com informação O Globo e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.