sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Deputado quer rediscutir repasses a Minas com ministro da Saúde

Belo Horizonte, MG - Proposta do deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB), que autoriza visita dos membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Almg) ao Ministério da Saúde, em Brasília, foi aprovada na reunião da comissão da última quarta-feira, 28. No requerimento, o parlamentar sugere, ainda, encontro com o ministro Alexandre Padilha e com o secretário de Estado Nacional de Atenção a Saúde, Helvécio Magalhães, para rediscutir o montante dos repasses financeiros destinados a Minas Gerais.
Mosconi questiona os critérios utilizados pelo Governo Federal para definir o valor dos repasses feitos pelo Fundo Nacional de Saúde ao Estado. O parlamentar explica que Minas Gerais, com 853 municípios, deveria ter maior fatia na partilha do dinheiro da saúde. No entanto, segundo ele, Minas está em 18º lugar em volume de recursos recebidos da União. “Considero essa falta de critério uma discriminação injustificável”, salienta.
Na mesma reunião, o deputado Neider Moreira (PPS), propôs à Comissão de Saúde que encaminhe convite aos representantes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para discutir a viabilidade da abertura de linha de financiamento subsidiado para instituições de saúde de Minas Gerais.
900 MIL
No início desta semana, o governo de Minas liberou R$ 900 mil para a Santa Casa de Poços de Caldas, município do Sul do Estado, base eleitoral do parlamentar. Os recursos foram repassados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a pedido de Mosconi. O dinheiro será investido no custeio de despesas da instituição, inclusive, no pagamento de serviços já efetuados em atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

(*) Com informação AI/Deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.