segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Explosão em usina nuclear francesa mata uma pessoa

Além de uma morte, acidente deixou quatro feridos e reabre debate sobre o uso da energia nuclear
Paris, França – A explosão de um forno em um complexo nuclear em Marcoule (Sudeste da França), ainda em circunstâncias pouco claras, causou, nesta segunda-feira, 12, a morte de ao menos uma pessoa e feriu outras quatro, segundo informaram fontes oficiais.
O episódio ocorreu por volta das 11h45 do horário local (6h45 de Brasília) na usina de tratamento de resíduos nucleares e "não causou nenhum vazamento radioativo", segundo informou o jornal local "Midi Libre". A informação foi confirmada pela Autoridade de Segurança Nacional francesa.
Fontes da Prefeitura e dos bombeiros afirmaram que foi estabelecido um perímetro de segurança no complexo. Já o "Midi Libre" informou que as localidades situadas em torno da cidade não estabeleceram medidas de confinamento da população.
A empresa francesa Areva indicou à Agência Efe que o incidente aconteceu na área onde a elétrica EDF opera, e não na sua.
Pouco tempo depois de ser divulgado o acidente, as ações da EDF chegaram a perder mais de 6% de seu valor na Bolsa de Paris para depois atenuar sua queda até 5,46% e alcançar os 18,345 euros por título.
O complexo nuclear está situado junto ao rio Ródano e não longe da cidade de Orange, no departamento de Gard, cuja capital é Nîmes.
Fontes Alternativas
A explosão na central nuclear de Marcoule relança o debate sobre o uso da energia nuclear no país.
Com 58 reatores em atividade em 19 centrais, a França possui o segundo maior parque nuclear do mundo, responsável pela produção de mais de 80% da energia elétrica do país.
A explosão desta segunda-feira, cuja causa ainda não é conhecida, ocorreu em um forno utilizado para derreter resíduos radioativos metálicos com baixo nível de atividade, segundo a Agência de Segurança Nuclear da França.
O forno é operado pela empresa Socodei, filial da estatal de energia elétrica EDF.
A secretária-nacional do Partido Verde pediu ao governo "transparência sobre a situação e as consequências ambientais e sanitárias" do acidente ocorrido em Marcoule.
O Comissariado de Energia Atômica do país afirmou, agora à tarde, que não houve contaminação radioativa fora do prédio e nem dos trabalhadores e declarou que o incidente “já terminou”.
Lixo radioativo
A central, que possui diversas instalações, funciona, sobretudo, como um centro de tratamento e estocagem de lixo radioativo e desmantelamento de centrais nucleares.
Em março passado, outro acidente, classificado como de nível 2 (numa escala até 7) já havia ocorrido em Marcoule. "Este novo incidente ressalta os problemas de controle do risco nuclear na França", afirma a federação de ONGs ambientais França Natureza Meio Ambiente, que reúne 3 mil associações.
"Isso demonstra, mais uma vez, que a França não aprendeu as lições de Fukushima", afirma Yannick Rosselet, da ONG Greenpeace, referindo-se à catástrofe ocorrida em março, no Japão.
Acidentes
Boa parte do parque nuclear francês foi construída no final dos anos 1970 e nos anos 1980 e é considerada antiga, o que suscita polêmicas sobre os sistemas de segurança dessas instalações.
Em abril, militantes ecologistas chegaram a fazer greve de fome para pedir o fechamento da central nuclear de Fesseinhein, no Leste, a mais antiga do país, em funcionamento desde 1978.
Segundo um estudo da Agência de Segurança Nuclear (ASN), o número de pequenos incidentes e anomalias nas centrais francesas dobrou nos últimos dez anos.
A ASN informou que em 2010 ocorreram mais de mil incidentes, a grande maioria sem importância. Apenas três foram classificados como de nível 2, que não representa riscos à população.
Após a catástrofe de Fukushima, no Japão, em março passado, o primeiro-ministro francês, François Fillon, pediu a realização de uma auditoria das 19 centrais nucleares do país.
Uma pesquisa divulgada em junho passado revelou que 62% dos franceses são favoráveis ao abandono progressivo da energia nuclear no país. O assunto deverá ser um dos temas da eleição presidencial do próximo ano.
Em artigo no jornal Libération de hoje, 12, Martine Aubry, secretária-geral do Partido Socialista e candidata às primárias do partido para a eleição presidencial, propõe "uma saída progressiva, mas efetiva, da França" de seu programa nuclear.

(*) Com informação EFE, Terra e BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.