terça-feira, 20 de setembro de 2011

Explosão mata três pessoas e deixa vários feridos no Centro de Ancara

Ancara, Turquia – Pelo menos três pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas, cinco delas com gravidade, depois de uma forte explosão de origem incerta registrada no bairro de Kizilay, em Ancara, capital da Turquia, conforme declarações do vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay, à agência Anadolu.
Atalay corrigiu as informações anteriores divulgadas pela rede de televisão NTV, que indicou que a explosão teria deixado dois mortos e 13 feridos.
As vítimas foram encaminhadas para três hospitais de Ancara e cinco delas se encontram em estado crítico, em unidades de terapia intensiva.
Atalay criticou o fato dos meios de comunicação terem "exagerado" na gravidade do incidente, quando ainda não dispunham de informações confirmadas, e anunciou que fará uma declaração pública assim que a causa da forte explosão, ocorrida nesta terça-feira, 20, por volta das 5h15 (horário de Brasília), estiver esclarecida.
O local fica a menos de 10 minutos a pé da principal praça de Ancara, Kizilay, muito perto de um edifício governamental e uma escola primária, que foi esvaziada.
Após a explosão, o fogo se alastrou e destruiu pelo menos quatro veículos e um micro-ônibus que estavam estacionados ao lado. Imagens de TV mostraram vários carros em chamas e uma densa nuvem de fumaça no local, que foi isolado pela polícia.
"Nunca ouvi algo igual na minha vida", disse Adman Yavuz, que testemunhou a primeira explosão. "Depois veio outra explosão e partes de um carro começaram a cair", complementou.
Ambulâncias e caminhões de bombeiros se dirigiram ao local, que fica a menos de 10 minutos a pé da principal praça de Ancara, Kizilay e onde estão localizados prédios do governo e uma escola de ensino médio. De acordo com a agência de notícias turca Dogan e o jornal Hurriyet, em sua edição digital, uma mulher e um homem suspeitos foram detidos em uma rua próxima, embora ainda não haja informações oficiais sobre sua vinculação com o ataque.
Segundo o jornal "Hurriyet", uma mulher e um homem foram detidos por suposto envolvimento no caso.
EXPLOSÃO FOI ATENTADO TERRORISTA
De acordo com a Procuradoria da Turquia, a explosão foi, de fato, um atentado terrorista.
"Concluímos que a explosão foi um ataque terrorista", disse a Procuradoria em um breve comunicado divulgado pela imprensa local. Em princípio, as causas da explosão tinham sido atribuídas a um vazamento de gás.
O próprio ministro do Interior turco, Idris Naim Sahin, tinha sugerido um atentado terrorista como a explicação mais plausível. "A possibilidade que seja um ataque terrorista é muito alta. Mas há uma testemunha que viu um bujão de gás cair e pegar fogo. Esta alternativa é muito duvidosa. Quando for descartada, poderemos afirmar que se trata de um atentado", disse o ministro.
Três corpos foram encontrados no interior de edifícios no local da explosão, o que contrariou as informações anteriores que indicavam 15 pessoas feridas e nenhuma morte.
O ministro explicou que cinco dos feridos estão em estado grave e destacou que a explosão aconteceu em um lugar muito movimentado, com muitas lojas e restaurantes, o que sugere que os terroristas pretendiam causar o maior dano possível.
A explosão aconteceu em um micro-ônibus com propulsão a gás que estava estacionado na rua Kumrular, a menos de dez minutos da praça Kizilay e a dez minutos do escritório do primeiro-ministro.
Antes da confirmação da Procuradoria e das declarações do ministro, outras fontes oficiais informaram que a explosão aconteceu quando um bujão de gás de cozinha caiu de um edifício sobre um carro.

(*) Com informação Terra, iG, EFE, AP e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.