quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fundador do Wikileaks diz que imprensa ocidental é mentirosa

São Paulo, Brasil – O fundador do Wikileaks, Julian Assange, acusou a imprensa ocidental de omitir informações e de mentir. "As organizações de mídia que orgulhosamente dizem ao público que perseguem a verdade são mentirosas", declarou Assange nesta quinta-feira, 01, na abertura do evento InfoTrends, em São Paulo, região Sudeste do Brasil.
Em prisão domiciliar em Londres, ele fez uma palestra por videoconferência. Nela, seu principal alvo foram dois dos jornais com os quais o Wikileaks fechou seus primeiros acordos para publicação dos telegramas diplomáticos confidenciais.
"Os grupos de mídia do Ocidente, 'The New York Times' [americano] e 'Guardian' [britânico], mas especialmente o 'Guardian', quebraram nossos acordos, retirando crimes
dos telegramas que eram divulgados ao público", acusou Assange.
O ativista citou, como exemplo, um pacote de telegramas sobre a Bulgária, publicado recentemente pelo diário inglês. "O 'Guardian' cortou dois terços dos documentos, escondeu da população búlgara informação sobre a corrupção do seu governo".
"Nas nossas negociações com o 'New York Times' e o 'Guardian', vimos constantemente uma diferença entre o que a população quer e os ângulos que são escolhidos pelos grupos de comunicação. A população é muito menos conservadora", complementou Assange.
Assange começou sua fala contestando os motivos de sua prisão em Londres. "Nunca fui acusado de nada, incluindo estupro. Estou há 267 dias detido sem ter sido acusado de nada", disse o ativista, que é acusado de agressão sexual na Suécia.
Nesse contexto, apontou para uma suposta falência das instituições: "As pessoas acreditam que existe estado de direito no Ocidente. O estado de direito está desmoronando. As estruturas básicas dos governos ocidentais estão caindo".

(*) Com informação ANJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.