quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Operação contra milicianos tem nove presos

Entre as atividades criminosas, homicídios, extorsões, espancamentos, sequestros, torturas e porte ilegal de armas de fogo
Rio de Janeiro, RJ – De acordo com informações da Polícia Civil, nove pessoas já foram presas durante a Operação Pandora deflagrada nesta quinta-feira, 01. Cerca de 150 policiais participam da açãna Zona Oeste, que tem como objetivo prender milicianos remanescentes da milícia “Liga da Justiça”. No total, 18 mandados de prisão foram expedidos por formação de quadrilha para a prática de crimes hediondos. Durante a ação, os agentes apreenderam um veículo Eco Sport, uma pistola calibre 380 e R$ 45 mil em espécie e em cheques.
Também foram arrecadados documentos relativos a máquinas caça-níqueis e de segurança clandestina, além de uma máquina de contar cédulas. Os presos e o material estão sendo levados para a Delegacia de Roubos e Furtos de Autos.
Policiais cumprem, ainda, mandados de prisão e de busca e apreensão requeridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em 30 endereços. Entre os denunciados com prisão preventiva decretada pela 42ª Vara Criminal da Capital está Toni Angelo Souza de Aguiar, conhecido como “Erótico”, que a investigação demonstrou ser o líder do bando e está foragido.
Participam da ação, policiais da Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado e Inquéritos Especiais (DRACO/IE), da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança, da Corregedoria Geral Unificada (CGU) e de diversas delegacias distritais e especializadas da Polícia Civil.
Atuação
A milícia, segundo a denúncia, continua agindo em localidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro, como Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Paciência e Santíssimo. Entre as atividades criminosas citadas estão homicídios qualificados, extorsões, espancamentos, sequestros, torturas e porte ilegal de armas de fogo. Quatro dos denunciados já estavam presos por outros crimes.
Nas regiões dominadas, os milicianos exploram toda a sorte de atividades que possam gerar vantagens econômicas, dedicando-se, em especial, ao domínio do transporte alternativo de passageiros, à exploração de jogos de azar por meio de máquinas caça-níqueis, ao monopólio da venda de botijões de gás e água a preços superfaturados, à cobrança coercitiva de taxa de segurança e redistribuição ilícita de sinais de transmissão de canais de televisão e internet.
Natalino e Jerominho
O ex-vereador Jerônimo Guimarães, o Jerominho, e o irmão, o ex-deputado estadual Natalino Guimarães, foram presos em 2008 acusados de liderar a milícia “Liga da Justiça”, que atua em Campo Grande. Para atuar livremente, a dupla pagaria propinas de R$ 2 mil a policiais. Eles estão detidos em presídio federal de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

(*) Com informação O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.