terça-feira, 13 de setembro de 2011

Semana do Peixe baixa preços para elevar a venda em até 30%

Que tal incluir pescados no cardápio deste mês? Este é objetivo da 8ª Semana do Peixe, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Dentre as atividades, destacam-se as ações nas redes de supermercados, que vão até o dia 24. Os descontos na seção de pescados chegam a 56,77% – caso das variedades importadas, que estão com preços mais em conta devido à baixa cotação do dólar no 1º semestre. A expectativa é alavancar as vendas em até 30%.
Segundo o superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Pernambuco, José Telino, desde a primeira edição da campanha, em 2003, até agora, o consumo anual per capita de pescados cresceu de 6,2 kg para 9 kg. “Mas ainda estamos três quilos abaixo da média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12 quilos. O objetivo da campanha é fazer com que as pessoas comam peixe durante todo o ano, e não apenas na Semana Santa”, afirma.
As ofertas serão um dos atrativos. Os peixes estão 20% mais
baratos neste ano. Mas quem optar pelos importados pode economizar até 56,77%. A baixa cotação da moeda norte-americana e a negociação antecipada com fornecedores internacionais ajudaram a derrubar o preço. “Além de reforçarmos os estoques e as ofertas, aumentamos a variedade de produtos exclusivos e negociamos um lote especial de bacalhau importado da Noruega e de Portugal”, diz o diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar, Pedro Henrique Pereira. A rede também vai aproveitar a campanha para lançar duas novas linhas de pescados com a marca exclusiva Taeq, provenientes de manejo sustentável: as trutas congeladas e a truta defumada congelada.
“A expectativa é incrementar em até 30% as vendas da pescaria, na comparação com a média de vendas por mês”, afirma o gerente do Bompreço Domingos Ferreira, José Kennedi. Para incentivar o consumo, a rede vai montar uma cozinha experimental em algumas lojas para ensinar aos clientes receitas com pescados. A próxima turma está prevista para esta quinta, 15, no Hiper Bompreço Olinda, às 16h.
Os peixes mais procurados pelos recifenses, de acordo com
Kennedi, são a pescada amarela, o filé de tilápia, o filé de merluza e o salmão. Já os clientes do cartão da rede Carrefour ganharão 10% de desconto em 120 tipos de pescados frescos e congelados. Também terão abatimento camarões, ostras, lulas e carne de siri, além de atum e sardinhas.
Até o dia 24 serão distribuídas cartilhas informativas nos supermercados, restaurantes, mercados públicos e metrô. Em Pernambuco, a programação se estenderá até a primeira semana de outubro. Entre 25 e 30 de setembro, serão promovidas palestras em escolas públicas abordando a importância do consumo de peixe. De 1º a 6 de outubro, seis colônias de pescadores do Grande Recife e de Goiana farão cursos sobre beneficiamento de pescados.

(*) Com informação Diário de Pernambuco

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