domingo, 18 de setembro de 2011

Terremoto mata ao menos 19 na Índia e no Nepal

Nova Délhi, Índia – Um forte terremoto atingiu o Nordeste da Índia, o Nepal e Bangladesh no começo da noite deste domingo (pelo horário local, às 18h10),
conforme divulgado pelas autoridades, matando pelo menos 19 pessoas, danificando prédios e levando muitas pessoas na capital do Nepal, Katmandu, a correrem assustadas pelas ruas. A emissora de TV regional indiana NewsLive relatou que entre 10 e 12 edifícios desmoronaram em Gangtok, capital do Estado indiano de Sikkim.
Pelo menos cinco pessoas foram mortas pelo sismo em Sikkim e mais de 50 ficaram feridas, de acordo com o secretário estadual Karma Gyatso. Os Estados indianos de Bengala Ocidental e Bihar registraram cada um uma morte e o governo do Nepal disse que cinco pessoas foram mortas na capital Katmandu e que dezenas estão feridas.
A verdadeira extensão do desastre ainda não é bem conhecida, uma vez que o terremoto foi sentido principalmente nas regiões montanhosas do Norte da Índia e no Nepal, regiões escassamente povoadas. O epicentro do terremoto localiza-se 68 quilômetros ao Sudeste de
Gangtok, perto da fronteira da Índia com o Tibete (China).
A Força Aérea da Índia enviou cinco aviões às regiões mais afetadas e o primeiro-ministro Manmohan Singh ofereceu enviar tropas em auxílio aos resgates no Estado de Sikkim.
O terremoto também foi sentido na capital da Índia, Nova Délhi, e na capital de Bangladesh, Daca. As pessoas saíram de prédios que balançaram na noite deste domingo e foram assustadas para as calçadas das ruas e avenidas.
R.S. Dattatreyan, autoridade indiana de sismologia, disse que o terremoto teve uma magnitude preliminar de 6,8. O centro do tremor foi detectado perto da fronteira com o Nepal, e desencadeou pelo menos outros dois abalos de magnitude 6,1 e 5,3. De acordo com ele, mais tremores são possíveis.

(*) Com informação AP, AE e Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.