quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TRE-MG acata pedido de registro do PSD

Entre os principais articuladores para a fundação do novo partido, o deputado federal Geraldo Tadeu, que tem sua base eleitoral no Sul de Minas
Belo Horizonte, MG – Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) deferiu, na sessão de ontem, 13, o pedido de registro de 53 diretórios municipais e do diretório estadual do Partido Social Democrático (PSD) feito à Justiça Eleitoral. O Partido Democrata (DEM) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) haviam apresentado impugnações aos pedidos no último mês. Para o relator do processo, desembargador Brandão Teixeira, corregedor eleitoral, “não devem ser acolhidos os pedidos formulados pelos partidos impugnantes, haja vista que suas alegações não foram capazes de infirmar a validade de todos os documentos apresentados pelo partido requerente, restando cumpridos os requisitos do art. 13, incisos I a IV, da Resolução nº 22.282/2010/TSE”.
De acordo com a impugnação encaminhada pelo DEM, teria havido uma série de irregularidades na petição de registro dos diretórios do PSD, como ausência de autorização para realização de convenções estaduais e municipais, irregularidades nas certidões de apoiamento, nas atas de constituição dos órgãos partidários e na coleta de assinaturas de apoiamento ao partido. Já o PTB sustentou que houve duplicidade de registro e ausência de autorização expressa de todos os dirigentes provisórios, irregularidades na constituição do diretório estadual e na coleta de assinaturas de apoio ao PSD e recriação de partido a outro incorporado (o que violaria o princípio da autenticidade do sistema representativo partidário).
Sobre as impugnações apresentadas, o desembargador Brandão Teixeira ressaltou o seguinte: “Com relação ao alegado pelo DEM e pelo PTB em suas impugnações, referente à notícia de possível ocorrência de fraudes nas listagens apresentadas pelo partido em outros Estados da Federação, constata-se a inexistência, nos presentes autos, de quaisquer indícios do alegado, ao menos no Estado de Minas Gerais.”
Em relação ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, que foi favorável à realização de diligência para que os cartórios que emitiram mais de uma certidão procedessem a uma nova conferência das listagens apresentadas pelo partido, a fim de possibilitar uma maior certeza acerca do inserido nas certidões, o desembargador disse que “a medida mostrou-se inoportuna e desnecessária, ainda que hajam sido identificadas irregularidades em determinadas certidões, considerando que, mesmo desprezando-se aquelas maculadas por vícios, há, nos autos, número suficiente ao atendimento do requisito do art. 7º, § 1º, da Resolução nº 22.282/2010/TSE”.
Para o deputado federal Geraldo Thadeu, primeiro deputado federal a ter declarado apoio a criação do PSD desde março deste ano, tendo sido o principal articulador na formação do partido no Estado e na Federação, integrante da Executiva Nacional e vice-presidente Estadual, amigo pessoal do presidente Gilberto Kassab, o PSD desponta como a terceira via, entre situação e oposição, constando, hoje, inicialmente em suas fileiras, quatro deputados federais, sete deputados estaduais, número correspondente da 10% da bancada estadual e mais de 500 vereadores em Minas Gerais.

(*) Com informação assessoria Geraldo Thadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.