sábado, 29 de outubro de 2011

Ex-presidente do Brasil tem câncer diagnosticado

Oncologista de Lula diz que tratamento deve durar 3 meses e sessões de quimioterapia começam já na semana que vem
São Paulo, SP -O tratamento do câncer de laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve durar cerca de três meses. A previsão foi feita por Artur Katz, médico do estadista e oncologista do Hospital Sírio Libanês, onde Lula teve o diagnóstico nesta sexta-feira, 28. Segundo o especialista, o tumor é localizado, o que significa que ele não se espalha pelo organismo, e o tratamento começa na semana que vem com sessões de quimioterapia. Ainda de acordo com o especialista, o tumor de laringe é um tipo comum de câncer.
O diagnóstico do tumor foi confirmado por exames realizados neste sábado, 29, também no Sírio Libanês. A previsão era de que Lula fosse submetido, neste final de semana, à realização de mais exames. Após deixar o Sírio Libanês, Lula e sua esposa, Marisa, voltam para seu apartamento em São Bernardo do Campo. Segundo Katz, Lula demonstrou estar animado e esperançoso com o tratamento.
Fator de risco
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe. Lula foi fumante por cinco décadas, mas Katz diz que não é possível afirmar que esta foi a causa do tumor. "O risco é maior entre fumantes, mas algumas vezes a doença tem outras causas, como o vírus HPV", disse.
A laringe é um órgão situado entre a traqueia e a base da língua, e o câncer de laringe é um dos que mais comumente atingem a região da cabeça e pescoço – cerca de 25% dos tumores malignos nesta área.
A saúde de Lula lhe rendeu sustos no passado. Em janeiro de 2010, o ex-presidente teve uma crise hipertensiva que o levou a ficar internado por um breve período e a cancelar uma viagem para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Foi nesta época, por conta do desconforto, que Lula tentou mais uma vez abandonar o tabagismo.
Tratamento visa preservar órgãos afetados
O tratamento ao qual o ex-presidente Lula será submetido buscará preservar os orgãos afetados pela doença (supraglote, glote e subglote), segundo o oncologista Artur Katz, um dos médicos que assina o boletim do Sírio Libanês.
Conforme destacado por Katz, "o tratamento tem caráter curativo e não deve afetar a voz do ex-preidente", acrescentando que, a quimioterapia, realizada em três ciclos, será o primeiro passo do tratamento. "Depois vamos avaliar qual caminho seguir", observou.
Ainda de acordo com o oncologista, o tumor de Lula é um carcinoma epidermoide. Segundo a Associação Médica Brasileira, o carcinoma é um câncer de origem epitelial, tecido que reveste cavidades internas de determinado órgão. Este tipo de tumor representa 90% de todos os tumores malignos da faringe.
Dilma manifesta surpresa e preocupação
A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, amiga pessoal de Lula, ao ser informada sobre o diagnóstico por médicos do Hospital Sírio Libanês, demonstrou ter ficado preocupação e surpresa com a notícia. Os dois petistas estiveram juntos na última segunda-feira, 24, em Manaus, e ele aparentava um bom estado de saúde.
Os médicos informaram a presidenta que o câncer enfrentado por Lula é curável e que a equipe está otimista com o tratamento do ex-presidente porque o tumor foi identificado ainda no início. Não está prevista qualquer tipo de cirurgia, apenas sessões de quimioterapia.

(*) Com informação Veja, O Globo e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.