sábado, 29 de outubro de 2011

Fumo e bebida são as principais causas do câncer na laringe

Brasil, América do Sul - O câncer na laringe, que acomete o ex-presidente Luiz Inácio
Lula da Silva, tem como principais causas o cigarro e em segundo lugar a bebida. O diagnóstico foi divulgado na manhã deste sábado, 29, pelo Hospital Sírio Libanês.
Segundo o médico Daniel Herchenhorn, chefe de oncologia do Instituto do Câncer (Inca), o tratamento na fase inicial são cirurgias conservadoras, em alguns casos com laser, enquanto em fases mais invasivas o tratamento é cirúrgico, associado a radioterapia e/ou quimioterapia. Em estágios mais graves, a cirurgia em geral é mutilante, deixando o paciente sem as cordas vocais e com uma traqueostomia permanente.
"A maioria dos casos é na corda vocal ou acima dela (supraglótico). Quando ocorre na corda vocal em geral o primeiro sintoma é rouquidão", explica o doutor Herchenhorn. Mais de 80% dos pacientes do Inca com câncer na laringe tem histórico de fumo ou álcool.
A chance de cura depende da extensão da doença, vista através de laringocospia, além de tomografias ou ressonâncias. O fato do paciente fumar aumenta o risco e diminui a probablidade de cura. Fumantes têm quatro vezes mais risco de morrer do que ex-tabagistas. Além disso, qualquer outra doença, como pressão alta ou problema cardíaco,
aumenta o risco.
Segundo o site do Inca, O câncer na laringe é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos nessa região do corpo. O tumor pode surgir nas cordas vocais ou na laringe supraglótica (acima das cordas vocais).
Entre os sintomas estão: dor de garganta e rouquidão. O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de alteração na voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um "caroço" na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispnéia (dificuldade para respirar ou falta de ar).

(*) Com informação O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.