segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Iniciado o tratamento contra câncer em ex-presidente do Brasil

Presidentes de países da América Latina se solidarizam com Lula. Câncer na laringe, de média agressividade, foi diagnosticado no último sábado, 29.
São Paulo, SP - O ex-presidente do Brasil (2003-2010), Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, acompanhado pela esposa Marisa Silva, deu entrada na manhã desta segunda-feira, 31, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para iniciar o tratamento quimioterápico contra o câncer na laringe, de agressividade média, segundo os médicos do próprio hospital,
diagnosticado sábado passado, 29.
Em coletiva à imprensa, a equipe médica que trata do ex-presidente disse que não há previsão de cirurgia e afirmou que há grandes chances de que não seja necessário remover cirurgicamente o tumor.
Conforme salientado pelo médico Paulo Hoff, o tumor de Lula é mais comum nesta região do corpo e, portanto, "não houve surpresas". Ele também afirmou que o tumor pode ser considerado de agressividade média.
Já pela manhã, Lula recebeu um cateter para administrar a quimioterapia, prevista para acontecer em três sessões com intervalos de 20 dias.
O estadista também será submetido à radioterapia, a qual deve começar cerca de 4 semanas após a última sessão de quimioterapia.
De acordo com o cardiologista do ex-presidente, Dr. Roberto Kalil Filho, ele receberá "todo o acompanhamento necessário", incluindo tratamento com fonoaudiólogo.
Mensagens
Ainda no sábado, 29, quando o diagnóstico do tumor que acomete o ex-presidente foi noticiado, várias lideranças políticas brasileiras e internacionais se manifestaram com
mensagens de apoio e sucesso no tratamento.
Os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e do Equador, Rafael Correa [foto AFP], expressaram solidariedade a Lula.
Durante a reunião de cúpula Ibero-Americana em Assunção, no Paraguai, Correa expressou saudação "muito especial a Lula, oxalá possa vencer esta nova batalha que ele, como um grande guerreiro, saberá fazê-lo".
Lugo, que se recupera com sucesso de um câncer linfático do qual recebeu tratamento no Brasil, foi o encarregado de transmitir a notícia.
O ministro das Relações Exteriores do Peru, Rafael Roncagliolo, esteve em Brasília, nesta segunda-feira, 31, para acertar acordos no Itamaraty, desejou, em nome do presidente peruano, Ollanta Humalla, a recuperação de Lula. "Vim trazer a nossa solidariedade ao ex-presidente Lula", disse Roncagliolo.

(*) Com informação AFP, BBC e O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.