domingo, 2 de outubro de 2011

Líder de rede talibã é capturado pela Otan no Afeganistão

Afeganistão, Oriente Médio - A Otan anunciou ter capturado, no Afeganistão, Haji Mali Khan, um dos dirigentes extremistas mais importantes da rede talibã Haqqani.
O detido, tio do líder da rede Sirajuddin Haqqani, foi preso na terça-feira na região Sudeste do Afeganistão em uma operação conjunta entre as forças afegãs e a coalizão internacional, conforme informado pela Otan em um comunicado.
A rede Haqqani, fundada por Jalaluddin Haqqani, ex-mujahedin e herói da resistência à União Soviética nos anos 1980, que depois se tornou aliado dos talibãs, é o grupo insurgente mais ativo e mais temido pelas forças internacionais no Afeganistão.
Jalaluddin, membro do Conselho Supremo dos Talibãs dirigido pelo mulá Mohamed Omar, entregou o comando operacional da rede a seu filho Sirajuddin Haqqani. O grupo opera a partir de suas importantes bases de retaguarda nas zonas tribais paquistanesas na fronteira com o Afeganistão.
"Haji Mali Khan era um dos principais dirigentes da rede Haqqani", afirma a Isaf, a força da Otan no Afeganistão, em um comunicado.
"Sabemos que é um membro da família de Sirajuddin Haqqani, talvez um primo, mas não tenho certeza de que seja um comandante ativo da rede Haqqani", declarou à AFP Lutfullah Mashal, porta-voz do serviço secreto afegão, o NDS.

(*) Com informação AFP e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.