quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estudo afirma que primatas passaram a viver em grupos abruptamente

Transição para modo de vida gregário aconteceu ao mesmo tempo em que os primatas deixaram de ter hábitos noturnos
Os primatas deixaram de viver sozinhos e passaram a viver em grandes grupos de maneira abrupta. De acordo com o estudo da Universidade de Oxford, os primatas ficaram gregários ao mesmo tempo em que deixaram de ter uma vida noturna. O salto social pode estar relacionado com uma adaptação, que buscava proteger os primatas do risco que implicava viver à noite.
Susanne Shultz, do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford, afirma que a sociabilidade dos primatas é o que os diferencia da maioria das outras espécies e é provável que isto tenha sido um "trampolim" para a criação de sociedades mais complexas.
O estudo publicado esta semana na revista "Nature" também mostrou que a preferência por uma vida diurna resultou em um salto evolutivo relacionado com a sociabilidade, que pode ajudar a entender melhor o comportamento social dos primeiros seres humanos.
Pesquisadores de Oxford estudaram a história e as relações de primatas para entender como seu comportamento evoluiu ao longo dos anos. Segundo a especialista, o comportamento que podemos observar nas espécies atuais é muito influenciado pelo comportamento de seus antepassados.
A análise contou com informações de mais de 200 espécies de todo o mundo, reconstruindo o comportamento dos primatas ancestrais durante um período de 70 mil anos.

(*) Com informação iG e EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.