quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Extinção dos grandes mamíferos na Era do Gelo foi causada por conjunto de fatores

Embora o clima tenha coordenado o desaparecimento de grandes mamíferos da Era do Gelo, motivos variaram de uma espécie para outra
Os grandes mamíferos que habitavam a Terra há 50 mil anos, na chamada Era do Gelo, não foram extintos por uma só causa, como mudança climática ou caça excessiva, mas por causa de uma combinação de fatores. Na verdade, segundo cientistas dinamarqueses, os motivos da extinção variam de uma espécie para outra.
O estudo da Universidade de Copenhague mostrou que, embora a mudança climática tenha sido o fator principal das mudanças populacionais ao longo dos últimos 50 mil anos, cada espécie respondeu de forma diferente ao efeito das alterações climáticas, redistribuição de habitat e invasão humana.
Usando amostras de DNA de animais daquela era, modelos de distribuição de espécies e registros fósseis de seres humanos, a equipe pode montar cenários sobre as mudanças populacionais em animais como mamute, boi almiscarado, rinoceronte lanudo, renas e cavalos selvagens. Há cerca de 50 mil anos, a Eurásia e a América do Norte perderam aproximadamente 36% e 72%, respectivamente, desses grandes mamíferos, cujo grupo é conhecido como megafauna.
Sendo assim, eles afirmam que a mudança climática explica o desaparecimento de espécies da Eurásia, como o boi almiscarado e o rinoceronte lanudo. Já em relação à extinção do bisão e dos cavalos selvagens da Eurásia seria a combinação das mudanças climáticas com a ação do homem, ao passo que renas não foram afetadas por estes fatores.
“Não encontramos provas de que humanos caçaram boi-almiscarado ou que houve uma sobreposição geográfica. Este foi também o caso do rinoceronte-lanudo na Sibéria. No entanto, os rinocerontes tiveram sobreposição com humanos na Europa nos dois mil anos antes de desaparecerem, portanto não podemos rejeitar que os humanos tiveram impacto sobre eles”, disse ao iG Eline Lorenzen, coautora do estudo publicado no periódico científico Nature.
Mamutes e o grande mistério
Os cientistas não conseguiram definir quais foram as causas da extinção dos mamutes. “Não encontramos a prova do crime nos dados relativos aos mamutes. Não há prova clara de que humanos os tenham caçado até a extinção, e nós também não conseguimos estimar o tamanho populacional com base nos nossos dados climáticos, pois existem poucos fósseis de mamutes”, disse Eline.
Os pesquisadores também não encontraram provas de que um meteoro pudesse ser a causa da extinção dos mamíferos. “Pelo DNA de antigos sedimentos, sabemos que os mamutes sobreviveram na América do Norte até 10.500 anos atrás. Isto é, ao menos, 2,5 mil anos depois do hipotético impacto”, disse.
Os pesquisadores observaram que todas as populações estudadas cresceram de tamanho no início da ultima era glacial, o que se adequa à explicação de que estepes de tundra surgiram assim que o clima começou a ficar mais frio e mais árido. “Também vimos correlação entre o tamanho das populações, deduzido por dados genéticos, e o tamanho de população, deduzido por dados climáticos e registros fósseis, e concluímos que o clima coordenou as mudanças no tamanho da população nos últimos 50 mil anos”, disse.

(*) Com informação iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.