quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nenhum sinal de fissão sustentada em reator danificado no Japão

Tóquio, Japão - A radiação detectada pela operadora da usina nuclear atingida por um tsunami no Japão não foi o resultado de uma fissão nuclear sustentada, garantiu, hoje, 03, a companhia.
A Tokyo Electric Power disse, ontem, 02, que tinha encontrado xenon, uma substância produzida como um subproduto da fissão, no reator número 2 de sua usina Fukushima Daiichi, e que tinha lançado uma mistura de água e ácido bórico, um agente que ajuda a prevenir reações nucleares, como forma de precaução.
"A análise sugere que não era algo crítico", disse Ai Tanaka, porta-voz da empresa conhecida comumente como Tepco.
A instalação nuclear foi atingida por um terremoto devastador e um tsunami em março, e liberou radiação na atmosfera desde então, na pior crise nuclear do mundo desde Chernobyl, há 25 anos.
Os bastões de combustível no reator número 2 e dois outros reatores derreteram no início da crise, depois que o tsunami destruiu o sistema de resfriamento da usina.
A empresa, que foi amplamente criticada por sua lenta liberação de informações nos primeiros dias do desastre, passou a reduzir as temperaturas nos três reatores danificados em relação aos níveis considerados perigosos.
A companhia espera declarar um desligamento frio — quando as temperaturas são estabilizadas abaixo do ponto de ebulição — ainda este ano.
A Tepco disse, em outubro, que a quantidade de radiação que está sendo emitida a partir do complexo era metade de um mês antes, no mais recente sinal de que os esforços para trazer a unidade sob controle estão progredindo.

(*) Com informação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.