segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Rússia diz que atacar Irã seria 'erro muito sério'

Moscou, Rússia - A Rússia advertiu hoje, 07, que a possibilidade de um ataque militar contra o Irã seria "um erro muito sério", que levaria a mais conflitos e a mortes de civis. "Seria um erro muito sério, repleto de consequências imprevisíveis", afirmou o ministro russo, Serguei Lavrov, após receber um aviso do presidente de Israel, Shimon Peres, de que um ataque é cada vez mais provável. "A intervenção militar apenas leva ao aumento múltiplo nas mortes e ao sofrimento humano", afirmou Lavrov. "Não pode haver solução militar para o problema nuclear iraniano, assim como não pode haver isso para nenhum outro problema no mundo moderno", disse ele.
A advertência de Israel é feita antes da esperada apresentação, esta semana, de um novo relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o programa nuclear iraniano.
Lavrov disse que as campanhas militares em andamento, como a da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, provam os riscos do envolvimento estrangeiro. O uso da força só é possível sob duas circunstâncias segundo a Carta da ONU, lembrou ele: legítima defesa ou através da decisão do Conselho de Segurança da ONU.
No final do domingo, 06, o jornal norte-americano Washington Post informou que o Irã já domina os passos críticos para construir armas nucleares, após receber ajuda de cientistas estrangeiros. Citando diplomatas ocidentais e especialistas nucleares não nomeados, o jornal diz que um ex-cientista soviético teria ajudado o país na construção de detonadores de alta precisão. Tecnologia ligada a especialistas do Paquistão e da Coreia do Norte também ajudaram o programa iraniano, afirma o Post.

(*) Com informação Dow Jones e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.