quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Veja os principais pontos do plano árabe para a Síria

Conheça, abaixo, os principais pontos do plano para o fim da crise na Síria proposto pela Liga Árabe e a aceitado "sem reservas" por parte do regime de Bashar al-Assad, que enfrenta um movimento de protestos, cuja repressão já causou mais de três mil mortos desde meados de março, segundo a ONU:
1 - Fim total da violência, qualquer que seja sua origem, para proteger os civis sírios.
2 - Libertação dos detidos durante os recentes acontecimentos.
3 - Evacuação de toda a força militar das cidades e bairros residenciais.
4 - Autorização para que as organizações pertencentes a Liga Árabe e a imprensa árabe e internacional se locomovam livremente na Síria para informarem sobre a situação do país.
Quando o governo sírio der provas de um "avanço tangível" nestes quatro pontos, "o comitê ministerial árabe iniciará os contatos e as consultas necessárias com o governo e os diferentes grupos de oposição, para preparar uma conferência de diálogo nacional em um prazo de duas semanas", segundo o texto do plano.
O plano não precisa a data para o início deste prazo, nem o lugar da conferência. A Liga Árabe, em um primeiro momento, propôs que o diálogo se desenvolvesse no Cairo. De acordo com diplomatas árabes, o governo sírio quer que as conversas aconteçam na Síria, ideia rejeitada pela oposição.

(*) Com informação AFP e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.