quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cemig abre comportas da usina de Três Marias e alerta população

Medida foi necessária por causa das fortes chuvas que atingiram a região. Técnicos monitoram níveis do reservatório e do Rio São Francisco.

Belo Horizonte, MG – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu as comportas do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região central do Estado, e alertou a população nesta quinta-feira, 05. Até o final da tarde, o volume de água liberado atingirá 2.700 m³/s. A medida foi necessária por causa das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
Ainda segundo a Cemig, as populações ribeirinhas da cidade de Pirapora devem ficar atentas, pois nível do rio que corta a cidade pode chegar a 4,3 metros até amanhã, 06. O alerta também é valido para moradores de municípios localizados após a confluência dos rios das Velhas e São Francisco, porque cursos d’água da região estão com o volume superior ao habitual por causa das chuvas.
Os técnicos da Cemig acompanham as condições meteorológicas e os níveis do reservatório, do Rio São Francisco e de seus principais afluentes. Se necessário, novos alertas serão emitidos pela companhia.
Estado de Emergência
A Defesa Civil de Minas Gerais informou hoje, 05, que 71 cidades decretaram situação de emergência por causa das chuvas [clique na imagem acima para ver o mapa ampliado]. Cinco novas cidades entraram na lista do órgão: Guaraciaba, Patrocínio do Muriaé e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, Moeda, na Região Central, e Senador Modestino Gonçalves, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Defesa Civil, oito pessoas já morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro.
Ainda segundo a Defesa Civil, uma mulher está desaparecida em Santo Antônio do Rio Abaixo. No total, 123 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando cerca de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.864 pessoas estão desalojadas e outras 436 estão desabrigadas. Até nesta quinta-feira, 96 casas e 82 pontes foram destruídas.
Algumas cidades mineiras recebem donativos para ajudar atingidos pela chuva. Roupas, alimentos, além de materiais de limpeza e higiene estão sendo arrecadados.
Como fazer doações
Em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o volume do Rio das Velhas continua acima do normal, os donativos podem ser entregues na Secretaria Municipal de Defesa Social. O endereço é Praça Antônio Carlos, 52, no bairro Paciência.
O centro de arte contemporânea Instituto Inhotim, localizado na cidade em Brumadinho, também na Grande BH, mobiliza-se para ajudar cerca de 1,5 mil moradores afetados pela chuva na cidade. Os donativos materiais podem ser encaminhados para a sede do instituto em Belo Horizonte. O endereço é Rua Antônio de Albuquerque, 911, Savassi.
A Administração Municipal e entidades assistenciais de Itabirito, na Região Central, recebem roupas, calçados, alimentos e materiais de higiene pessoal e de limpeza. No município que ficou debaixo d’água, as doações são recebidas no Parque Ecológico Municipal e também na Associação Comunitária do bairro Padre Adelmo. Na foto ao lado, a situação que ficou uma das ruas do Centro de Itabirito, completamente alagada após o temporal da última segunda-feira, 02.
Balanço de mortes
Na tarde de ontem, 04, o Corpo de Bombeiros retirou dos escombros o corpo do segundo taxista soterrado na rodoviária de Ouro Preto, na Região Central. A primeira vítima foi
encontrada e resgatada sem vida na última terça, 03.
Também ontem, a Defesa Civil confirmou uma morte em Guidoval, na Zona da Mata. No dia anterior, outra morte, na mesma cidade, havia sido confirmada.
Na segunda-feira, 02, uma mulher morreu soterrada dentro de casa, após um deslizamento de terra, em Visconde do Rio Branco, na mesma região. Na madrugada de segunda, um homem morreu no desabamento de um prédio em Belo Horizonte.
No dia 28 de outubro, um motoqueiro morreu ao ser atingido por um eucalipto em Reduto, na Zona da Mata. Em Governador Valadares, região do Vale do Rio Doce, uma mulher foi arrastada pela correnteza no dia 19 de novembro.
As mortes registradas pela Defesa Civil são desde o começo do período de chuva em Minas Gerias, em outubro.

(*) Com informação G1

Um comentário:

  1. VOCEÊS ACHAM QUE CIDADE DE JANUÁRIA SERÁ ATINGINDA PELA ENCHENTE?

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.