sábado, 25 de fevereiro de 2012

Jejum pode fazer bem ao cérebro

Reduzir o consumo de calorias, um ou dois dias por semana, pode ajudar a prevenir doenças degenerativas, como Parkinson ou Alzheimer

Jejuar um ou dois dias por semana pode proteger o cérebro contra doenças degenerativas
como Parkinson ou Alzheimer. As conclusões constam de um estudo realizado pelo National Institute on Ageing (NIA), em Baltimore, nos Estados Unidos.
“Reduzir o consumo de calorias poderia ajudar o cérebro, mas fazer isso simplesmente diminuindo o consumo de alimentos pode não ser a melhor maneira de ativar esta proteção. É provavelmente melhor alternar períodos de jejum, em que se ingere praticamente nada, com períodos em que se come o quanto quiser”, disse Mark Mattson, líder do laboratório de neurociências do Instituto, durante o encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Vancouver, no Canadá.
De acordo com este especialista, citado pela BBC, seria suficiente reduzir o consumo diário
para 500 calorias, o equivalente a alguns legumes e chá, duas vezes por semana, para sentir os benefícios.
No estudo, foram usados ratos de laboratório. Alguns animais receberam o mínimo de calorias em dias alternados. Esses viveram duas vezes mais que os animais que se alimentaram normalmente.
O segredo poderá estar na insulina. Mark Mattson afirma que os ratos que comiam em dias alternados ficaram mais sensíveis à insulina e precisavam produzir menos quantidade da hormona. Altos níveis de insulina são normalmente associados a uma diminuição da função cerebral e a um maior risco de diabetes.

(*) Com informação tvi24 e MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.