sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Revelado suposto plano para matar Bento XVI

Vaticano desvaloriza a notícia e diz que não passa de uma brincadeira
A notícia da existência de um complô para assassinar o chefe da Igreja Católica, papa Bento XVI, foi divulgada nesta sexta feira, 10, pelo jornal Italiano “Il Fatto Quotidiano” [foto reprodução]. O periódico, especializado em jornalismo político e reportagens investigativas, diz ter tido acesso a um documento que circulou no Vaticano, em novembro passado, segundo o qual, o chefe de Igreja católica seria morto no prazo de 12 meses.
Com a manchete, "Vaticano, tramas e venenos. O papa morrerá dentro de 12 meses", o jornal suscitou a reação da Santa Sé. Para o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a informação é "tão fora da realidade e tão pouco séria que não podia ser levada em consideração".
"Parece incrível e não quero nem comentar", acrescentou Lombardi, segundo o jornal.
O jornal “Il Fatto Quotidiano” começou a investigar o assunto no ano passado. De acordo com o jornal, o cardeal colombiano Dario Castrillón Hoyos teria entregue ao papa Bento XVI um documento no qual informava sobre a existência de uma conspiração para mata-lo em um ano.
O documento, escrito inicialmente em alemão, continha informações consideradas de teor "estritamente confidencial". Tais informações teriam tido origem no cardeal Paolo Romeo, arcebispo de Palermo, durante conversas mantidas em uma deslocação à China, em novembro do ano passado. O mesmo documento garante que Romeo teria dito que Bento XVI tinha indicado o nome do cardeal e arcebispo de Milão, Angelo Scola, para ser seu sucessor.

(*) Com informação Visão.pt, iG, EFE e Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.