quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aplicação para iPhone para manipular sonhos

Um psicólogo britânico desenvolveu uma aplicação para iPhone com o intuito de descobrir se é possível influenciar o conteúdo dos sonhos das pessoas.
A aplicação reproduz sons agradáveis ao utilizador durante o tempo em está dormindo. Qualquer pessoa pode participar na experiência, o download da aplicação é gratuito.
O criador, Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, é
o cérebro por trás desta criação. A função da app criada pelo psicólogo é emitir sons agradáveis quando detectar que o utilizador está dormindo.
A ideia da reprodução de sons agradáveis tem a ver com a evocação de sonhos positivos, tais como andar numa floresta ou à beira-mar. Depois disso, a aplicação tem um alarme suave que desperta o voluntário para que este possa enviar uma descrição para o arquivo da experiência, batizado de “Dream Catcher”.
Wiseman não pretende fechar o estudo sobre a influência nos sonhos a um núcleo pré-selecionado de utilizadores. Para tal não ocorrer, criou uma app de download livre para que qualquer pessoa, em qualquer ponto do mundo, possa participar. (http://www.bgr.com/2012/04/11/psychologist-creates-an-iphone-app-that-can-manipulate-dreams-video/)
O criador lançou a experiência durante o Edinburgh International Science Festival, um festival de ciência em Edimburgo, na Escócia, e espera que milhares de pessoas participem.
Ao lançar o projeto, o investigador, autor de “best-sellers”, disse que uma boa noite de sono com bons sonhos melhora a produtividade das pessoas e é essencial para o bem estar físico e psicológico.
O psicólogo acrescentou, ainda, que se sabe pouco sobre como influenciar os sonhos e espera que a sua experiência ajude a mudar tal cenário.

(*) Com informação jn.pt e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.