terça-feira, 8 de maio de 2012

Conselho de Ética decide abrir processo contra Demóstenes

Caso seja decidido que Demóstenes faltou com o decoro, a punição prevista é a cassação do mandato de senador

Por unanimidade, o Conselho de Ética do Senado decidiu abrir processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido – GO). Em votação aberta e nominal, os integrantes do conselho aprovaram, na manhã de hoje, 08, o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE).
Caso seja decidido que Demóstenes faltou com o decoro, em sua relação com o empresário de jogos ilegais de Goiás, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, a punição prevista é a cassação do mandato de senador.
Carlinhos Cachoeira está preso desde o dia 29 de fevereiro, acusado de comandar uma rede criminosa envolvendo políticos. Essas ligações foram investigadas nas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal (PF), que flagraram conversas entre Demóstenes e Cachoeira.
A representação contra Demóstenes no Conselho de Ética foi apresentada pelo PSOL. O parecer enfatizou o caráter político do processo no Conselho de Ética e as contradições identificadas nas posturas adotadas pelo parlamentar em diferentes momentos de sua defesa.
Humberto Costa, no relatório, também fundamentou que o que está em jogo é a imagem do Senado e não só a do senador. Ele argumentou, ainda, que Demóstenes entrou em contradição ao se dizer contrário à legalização dos jogos e defender, nas votações do Senado, a legalização dos bingos.
Ainda hoje, durante a tarde, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), instalada para investigar os negócios de Cachoeira com agentes públicos
e privados, tomará o primeiro depoimento.
Os deputados e senadores da comissão ouvirão o delegado da PF, Raul Alexandre Marques Sousa, responsável pela investigação da Operação Vegas, que desvendou um esquema, comandado por Cachoeira [foto], de exploração de caça-níqueis e contratos públicos.

(*) Com informação AB e DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.