quinta-feira, 24 de maio de 2012

Farinha de berinjela e seus benefícios à saúde

Veja porque o suplemento afasta a fome e seca a barriga

Quando aparece mais uma novidade em relação a emagrecimento, quem vive às turras com a balança logo se anima. No caso da farinha de berinjela, é a Ciência que justifica a empolgação: estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que o consumo das colheradas realmente age na perda de peso. Participaram da pesquisa 14 mulheres obesas, com idade entre 45 e 55 anos.
Sete integrantes receberam apenas a dieta com valor calórico reduzido, emagreceram três quilos, em média, e reduziram três centímetros da cintura. O grupo restante, que fez dieta e consumiu a farinha de berinjela, perdeu seis quilos e 12 cm de cintura, em média. “Os resultados duas vezes mais eficientes podem estar associados ao alto teor de fibras (cerca de 40%) da farinha de berinjela”, afirma a nutricionista Mauara Scorsatto, uma das pesquisadoras do estudo. O legume em versão pó tem mais fibras do que o suco ou a sopa feitos com o legume, em que elas são diluídas e não apresentam a mesma eficácia.
O combate à obesidade, no entanto, é só um dos benefícios deste complemento alimentar, existem muitos outros e sua saúde, certamente, vai saber aproveitar todos eles. Em tempo: as receitas caseiras da farinha de berinjela não são tão eficientes como a industrializada, utilizada no estudo da UFRJ. Casas de alimentos naturais oferecem várias marcas diferentes do produto.
Emagrecimento
A farinha pode auxiliar no processo de emagrecimento ao oferecer grande quantidade de fibras. “Esses nutrientes, em contato com a água, ganham volume e preenchem o estômago, dando a sensação de saciedade. A diminuição da barriga ainda não está bem explicada, mas já existem estudos relacionando o consumo de fibras à redução da circunferência da cintura”, de acordo com a nutricionista Aline Castro Pimentel, também envolvida com a pesquisa. “Precisamos, no entanto, de mais estudos para afirmar que os resultados são efeito direto da farinha de berinjela”, afirma a especialista.
Melhora do trânsito intestinal
Segundo Aline, as fibras insolúveis, presentes na farinha de berinjela, absorvem água no intestino e aumentam o volume e o peso das fezes. “Há aumento na pressão exercida na parede do intestino, que passa a funcionar melhor e se esvaziar em intervalos mais breves”.
A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em nutrição clínica funcional, só faz um alerta: se a farinha for consumida em excesso, você pode sentir desconfortos abdominais, como diarreia, distensão abdominal e flatulência. O ideal é limitar a dose a quatro colheres de sopa por dia: duas no café da manhã e mais duas no jantar.
Saciedade
Mais uma vez, as fibras merecem palmas: elas compõem, aproximadamente, 40% da berinjela e, ao entrarem em contato com a água, formam uma espécie de gel que preenche o estômago e afasta a fome.
Controle do colesterol
Para Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde, a diminuição dos níveis
de LDL (colesterol ruim) acontece graças à eliminação de ácidos biliares junto às fezes. Por favorecer o trânsito intestinal, a farinha de berinjela aumenta a eliminação de ácidos biliares, que são compostos por moléculas de colesterol. O organismo utilizará mais colesterol para produzir o ácido e, com isso, os níveis serão reduzidos.
Ajuda o funcionamento renal
A farinha tem ação diurética devido às vitaminas e aos minerais, próprios da berinjela, que favorecem o bom funcionamento dos rins. Por isso, o suplemento facilita a eliminação de toxinas circulantes pelo organismo e combate à retenção de líquidos. O benefício, no entanto, depende do consumo regular de água – a farinha contém muitas fibras e a água é necessária para formar o bolo alimentar que será eliminado.
Retarda o envelhecimento precoce
A casca da berinjela, mantida no processamento da farinha, é rica em vitaminas A e C – dois nutrientes famosos pela ação antioxidante. “Isso quer dizer que elas protegem o organismo contra ação dos radicais livres, substâncias naturalmente produzidas pelo seu corpo e de ação degenerativa”, afirmam as especialistas.
Previne doenças cardiovasculares
A nutricionista Maria Cláudia Gomes dos Santos, do Hospital São Luiz, lembra: a berinjela é ótima fonte de flavonóides, substâncias que combatem o acúmulo de gorduras nas artérias e protegem o sistema cardiovascular. Resultado: menos riscos de doenças crônicas, como a hipertensão, e de problemas como o infarto ou a aterosclerose.

(*) Com informação site Minha Vida

2 comentários:

  1. Olá
    Sem querer eu estava na fila do supermercado e vi um pacotinho deixado em cima de uma pilha de coisas; resolvi ler, era farinha de beringela. Li seus beneficios para o intestino, logo apostei e comprei o produto. Estou tomando a poucos dias e ja notei melhora no meu intestino preso.

    ResponderExcluir
  2. Comprei hoje por curiosidade no supermercado, um pacotinho desta farinha e comi uma colher de (sopa) com pedaços de uma manga. Comprei uma da marca Produtos Binha, mas não sei se é de confiança. Vou ver no que vai dar.

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.