sábado, 5 de maio de 2012

Iniciada a vacinação contra a gripe H1N1

Congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar e dor de cabeça. Esses são indícios da Influenza A (H1N1), mais conhecida como Gripe Suína. A pandemia ficou conhecida após matar cerca de 17.700 pessoas no mundo em 2009. No Brasil, foram confirmados 1.632 óbitos naquele ano. Em 2011, o número caiu para 21. Para diminuir o risco de um novo surto da doença, começou hoje, 05, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Todas as Unidades Básicas de Saúde do país ministraram as doses da vacina entre as 8h e 17h. Ao total, são seis mil postos de vacinação em todo o país.
Serão vacinados, gratuitamente, gestantes, idosos e crianças entre seis meses e dois anos. O grupo prioritário da ação também enquadra indígenas, trabalhadores de saúde que atuem em serviços de referência para pacientes com Influenza e pessoas com HIV, asma e diabetes. No caso das crianças, a vacinação acontece
em duas etapas. A segunda dose é ministrada 30 dias após a primeira. Aquelas que tomaram a vacina no ano passado, entretanto, devem tomar apenas uma dose.
A imunização acontece até o próximo dia 25 e é contraindicada a pessoas que tenham alergia severa a ovo ou estejam com febre alta. Não há restrição para quem tomou outra vacina. O Ministério da Saúde recomenda que a pessoa passe 48 sem doar sangue após a dosagem.
A vacina contém três vírus da influenza, um da gripe comum e outro da H1N1. “Estamos em um momento de prevenção. A vacinação é importante principalmente em idosos e crianças. Em 2011 conseguimos diminuir o número de pessoas internadas”, disse a coordenadora do Programa de Imunização do estado de Pernambuco, Ana Catarina Melo. Em 2011, o estado conseguiu vacinar 90% do público prioritário, que é de 1,3 milhão de pernambucanos. No Brasil, o percentual foi de 84,01%.

(*) Com informação DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.