sábado, 5 de maio de 2012

Microsoft anuncia mais uma versão do Windows 8

Talvez você se lembre dos tempos do “Microsoft Plus! for Windows”: o pacote que você comprava separadamente trazia funções incríveis ao Windows 95, como o Internet Explorer e um jogo de pinball. A Microsoft agora usa a mesma estratégia no Windows 8: se você quiser assistir vídeo em DVD ou Blu-ray de forma nativa, precisa pagar. Mas calma: ver seus filmes no Windows 8 ainda é fácil.
A nova versão, o Windows 8 Pro with Media Center, não estará à venda nas lojas: é um upgrade que você compra online direto da Microsoft e baixa no PC. Ele vem com o Windows Media Center e codecs para tocar DVD e Blu-ray de forma nativa, além de codecs para sintonizar TV no PC. O upgrade vale apenas para as duas versões x86 já anunciadas: o Windows 8 e o Windows 8 Pro.
E como tocar DVDs no Windows 8? Usando um programa como o VLC, por exemplo. Ainda é possível usar seus discos no Windows 8, a experiência só não
vem direto da caixa. E vale notar que a limitação só existe para DVDs e Blu-rays de vídeo: seus discos com dados obviamente funcionarão bem e de forma nativa, assim como CDs de áudio ou dados.
A Microsoft diz que as vendas de DVDs estão caindo ano a ano, e o Blu-ray está perdendo espaço no PC, assim como sintonizar TV no computador. Tudo isso requer decodificadores que custam caro para a Microsoft (ela precisa pagar royalties). Então eles resolveram oferecer estas funções nativas em um upgrade separado, cujo preço “estará em linha com custos marginais” – ou seja, deve ser bem barato.

(*) Com informação Microsoft via ZDnet e Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.