segunda-feira, 7 de maio de 2012

Uso de bicicleta elétrica é regulamentado no Rio de Janeiro

O Diário Oficial do município do Rio de Janeiro publico hoje, 07, o decreto que dispõe sobre a circulação de bicicletas elétricas na cidade. No Decreto nº 35.553, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) iguala as bicicletas elétricas às comuns, desde que sejam conduzidas por maiores de 16 anos e que seja respeitado o
limite de velocidade de 20 km/h.
Com equiparação dos modelos, o prefeito exclui a necessidade de registro ou licença especial para conduzir bicicletas elétricas, além da não obrigatoriedade de uso de capacete.
Ainda conforme descrito no decreto, Paes registrou o fato de o Rio possuir mais de 270 km de ciclovias e que as bicicletas, além de serem ecologicamente corretas, seriam alternativas para melhorar o trânsito da capital.
Após tentar gravar uma blitz da Lei Seca em Copacabana, que ocupava parte de uma ciclovia, o cinegrafista Marcelo Toscano Bianco foi multado e teve sua bicicleta elétrica apreendida. Os guardas entenderam que o modelo se equiparava a um ciclomotor, exigindo registro e licença especial, além do uso obrigatório de capacete. Os agentes foram afastados por montar a ação em cima de uma ciclovia, mas a multa e a apreensão da bicicleta elétrica foram mantidas.
(*) Com informação Terra e Veja Rio – Vídeo: TV O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.