quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Primeiro transplante de ovários do Brasil é feito no Paraná

O primeiro transplante de ovários do Brasil foi realizado no último sábado, 28, no Hospital São Marcos, na cidade de Maringá, no Paraná. A nutricionista Elisa Gerepde Morais, 29 anos, teve parte do tecido de seu ovário transplantado em sua irmã gêmea, a turismóloga Mariana Gerep de Morais, que sofria de menopausa precoce causada por problemas genéticos. Se o órgão não for rejeitado, a paciente poderá engravidar. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com o jornal, outra parte do tecido será preservada caso um novo transplante seja necessário.
Segundo o cirurgião e pesquisador em reprodução humana da Universidade Federal de São Paulo Carlos Gilberto Almodin, responsável pelo procedimento, é necessário aguardar até seis meses para saber se haverá rejeição.
A cirurgia é fruto de uma pesquisa iniciada em 1999 por Almodin. O presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, César Fernandes, afirmou que esse é um feito importante, mas que só terá sucesso se a paciente voltar a ovular e conseguir engravidar.

(*) Com informação Terra/JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.