sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Anatel suspende oferta da TIM por temer piora na qualidade do serviço

Operadora pode não suportar alta de tráfego gerado pela oferta, diz Anatel. TIM terá de fornecer dados que mostrem que rede irá suportar o impacto.
A Anatel decidiu suspender a promoção Infinity Day, da TIM, porque teme que a oferta leve a um aumento de tráfego que a rede de telefonia da operadora não teria condições de suportar e provoque queda na qualidade do serviço para os clientes, disse, ontem, 15, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Rezende.
“A nossa preocupação é que [a promoção] gere impacto na rede [da TIM], que haja um excesso de tráfego e, com isso, queda na qualidade do serviço”, disse Rezende. De acordo com ele, representantes da TIM e da Anatel vão se reunir hoje, 16, na sede da agência, em Brasília, para discutir a suspensão.
A oferta da TIM, válida para 19 DDD’s, permite aos usuários fazer ligações ilimitadas entre números da operadora pagando R$ 0,50 por dia. A tarifa regular da operadora é de R$ 0,25 por ligação entre telefones da TIM. Segundo a Anatel, a promoção estava sendo veiculada pelo menos nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Amazonas, além do interior de São Paulo.
A suspensão da promoção começa a valer após a publicação de despacho por parte da Anatel, o que deve ocorrer até a próxima segunda-feira, 19.
Dados sobre impactos
Segundo Rezende, a TIM terá de apresentar dados mostrando que a promoção não irá impactar a rede de forma a piorar a qualidade do serviço. Se isso ficar comprovado, a operadora vai poder voltar a fazer a promoção.
No entanto, o presidente da Anatel disse que não sabe quando isso poderá ocorrer.
Ainda de acordo com Rezende, a Anatel avalia que a TIM deveria ter informado o início da promoção, o que não foi feito. As empresas de telefonia celular não são obrigadas a comunicar esse tipo de oferta, mas, para o presidente da agência, nesse momento a medida era necessária porque as ações da TIM, assim como de Oi e Claro, estão sendo acompanhadas pela Anatel devido ao aumento das reclamações dos clientes.
A TIM informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que recebeu ofício da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo a suspensão de uma promoção da operadora, lançada na última terça-feira, 13.
A TIM informou, em nota, que "foram transmitidas para a agência todos os detalhes técnicos e mercadológicos da iniciativa, que é limitada em 19 cidades para oportuna analise conforme regulamentação em vigor".
Suspensão de vendas
Em julho deste ano, a TIM teve a venda suspensa pela Anatel, em 18 estados mais o Distrito Federal, por conta das reclamações registradas entre janeiro de 2011 e junho deste ano.
As vendas foram liberadas depois de mais de dez dias de suspensão porque a operadora apresentou um plano de melhoria de rede, que foi considerado satisfatório pela Anatel.
Na época da liberação, o presidente da Anatel, José Rezende, afirmou que as empresas se comprometeram a cumprir metas trimestrais de melhoria em suas redes e seus serviços e fiscalizaria o cumprimento dos planos em cada um dos estados. Segundo o G1 apurou, a agência deve se manifestar até o fim do mês sobre o andamento dos planos apresentados pelas operadoras.

(*) Com informação G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.