sábado, 5 de outubro de 2013

Ecotelhados - Uma solução sustentável

Já imaginou um telhado feito de plantas?
Não, não estamos falando de morar numa cabana nem embaixo da terra, mas sim de uma tendência que em alguns anos vêm ganhando mercado, o ecotelhado, também conhecido como telhado verde, cobertura viva, entre outras denominações.

O Ecotelhado consiste na utilização de plantas, geralmente rasteiras, para o fechamento superior da edificação (lajes e coberturas), formando um “jardim suspenso”, que melhora o isolamento acústico e térmico da construção além de contribuir com o ambiente e dar um pouco mais de cor e vida ao imóvel.

A instalação do Ecotelhado deve ser feita por uma equipe especializada, pois são necessários vários cuidados técnicos para tal aplicação. O primeiro é uma vedação adequada, para que não haja nenhum tipo de vazamento, também devem ser analisados fatores como a inclinação do telhado, estrutura de suporte do telhado, sistema de irrigação e as plantas adequadas para a aplicação.

As plantas utilizadas geralmente são aquelas adequadas ao ambiente, que geralmente não necessitam de poda, nem de regagem constante, além de requerer pouca adubação.

Essa solução é extremamente benéfica aos grandes centros urbanos que enfrentam os problemas das ilhas de calor, poluição ambiental e enchentes causadas pelo ineficiente escoamento das águas pluviais. Para a instalação de coberturas verdes, duas tecnologias principais estão disponíveis:

Instalação in loco
Os componentes são instalados no local, por meio de camadas fixas que permitem o perfeito desempenho do conjunto. Uma instalação in loco básica possui as camadas de impermeabilização da laje, drenagem e captação da água, manta geotêxtil, camada de estabilização das raízes, colmeia com substrato, camada de cobertura com substrato e plantas forrageiras.

Instalação Modular
Os componentes são instalados em módulos mediante estruturas especiais, possibilitando a criação de um colchão de ar entre as placas de plantio e a laje impermeabilizada. Nesse sistema, os módulos podem ser retirados para manutenção e substituição.





10 motivos para você aderir em seus projetos:
1) Ameniza a incidência das ilhas de calor no meio urbano devido às propriedades ambientais da vegetação, tais como: a retenção de umidade e o sequestro de CO2.
2) Retarda e cria uma reserva de água da chuva para o aproveitamento.
3) Reduz a quantidade e velocidade das águas liberadas nas calçadas, reduzindo as enchentes.
4) É uma alternativa para a produção de alimentos no ambiente urbano.
5) Fácil Manutenção.
6) Aumento da biodiversidade.
7) Conforto térmico e acústico para ambientes internos.
8 ) Contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica.
9) Inclusão social. Aumentando a oportunidade de convívio com a natureza em diferentes locais.
10) O Ecotelhado (telhado verde, cobertura verde ou jardim suspenso) pode ser instalado tanto em casas como em grandes empresas e indústrias.
Existem várias empresas especializadas na instalação desse tipo de estrutura, consulte-as e saiba mais sobre os Ecotelhados e suas vantagens, tanto para seu edifício quanto para o ambiente.

Fonte: UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.