terça-feira, 31 de dezembro de 2013

REEDIÇÃO DE “UM LADRÃO DE GUARDA CHUVAS” TRAZ ILUSTRAÇÕES DE MARCELO ABUCHALLA

“Um Ladrão de Guarda-Chuvas”, livro do escritor poços-caldense Jurandir Ferreira, teve sua reedição lançada em Brasília pela CBB
Para a edição de final de ano, a Confraria dos Bibliófilos do Brasil (CBB) escolheu o escritor mineiro poços-caldense Jurandir Ferreira (2-09-1905/16-12-1997) e sua novela dramático-farsesca “Um Ladrão de Guarda-Chuvas”. O livro conta com duas apresentações. A primeira de José Roberto Silva, jornalista, escritor e poeta que teve a oportunidade de ter a amizade do autor e foi escolhido pela família para falar um pouco sobre ele. O segundo, o mestre do ensaísmo literário brasileiro, o professor Antônio Candido que, de pronto, aceitou o nosso convite para enriquecer o livro com algumas palavras a respeito de JF.
Este é o 12.° livro da série Livro do Ano. “A Série Livro do Ano, depois de 12 edições, recebeu maciça aprovação por parte dos confrades, se transformando em um absoluto sucesso e objeto de colecionismo. O objetivo principal desta série é resgatar escritores brasileiros de excelência que ficam ‘esquecidos’ no tempo e no espaço, e cabe ainda registrar que, na maioria dos casos, os livros desses autores não estão mais em catálogo, e até mesmo nos sebos se tornaram escassos”, afirma José Salles Neto, presidente da CBB.
Para ilustrar o livro, considerando a intensa vinculação do escritor a Poços de Caldas, a CBB busca, de forma obsessiva, um artista afeito à cidade e, assim, convidou o artista plástico Marcelo Abuchalla, que apesar de ter nascido em São Paulo afirma que de Poços não sai, para a terefa.
De forma magistral ele “voltou no tempo” e produziu todas as ilustrações com estilo de época em que a história do ladrão de guarda-chuvas se passa. A novela ambientada em Poços de Caldas ainda no tempo do fervor do jogo e do uso massivo das águas termais, revelando uma cidade em ebulição, movimentada por todos os setores das elites brasileiras daquele momento. Não obstante, retrata de forma lúcida a
Praça Pedro Sanches, o Palace Hotel, o Cassino Bauxita, a Rua Assis Figueiredo e muitos outros lugares como cenário, costurando tudo isso a uma história bisara de um ladrão, um guarda chuvas, um cavalheiro bem atrapalhado e, claro, o capeta.
Conforme destacado pelo ilustrador da obra, a responsabilidade quando do convite estava firmada. “O processo para a ilustração foi o normal... ler o livro, se sentir na história. Mas eu não contava, em momento nenhum, encontrar Poços de Caldas tão ontem hoje aqui. As situações, as pessoas, os locais, como a coisa acontece é quase tangível. Aí foi fácil, dias desenhando e pronto, aí está”, enfatiza Marcelo Abuchalla.
O livro ainda conta com mais algumas singularidades. É impresso a partir de tipo de chumbo, impresso em papel artesanal de maneira manual, as ilustrações foram todas impressas manualmente e todo livro tem seu fechamento manual.
Para maiores informações basta entrar em contato através do endereço eletrônico conbiblibr@yahoo.com.br ou abuchallamarcelo@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.