quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PAPA FRANCISCO DIZ QUE DESEMPREGO PODE LEVAR AO PECADO

Segundo o pontífice, condições sociais injustas privam o ser humano da dignidade do trabalho
Em sua mensagem para a Quaresma, o Papa Francisco alertou os fiéis para o perigo do desemprego e da injustiça social.
De acordo com ele, o desemprego pode levar ao pecado, à ruína financeira e até ao suicídio.
"Algumas vezes as condições sociais injustas, como o desemprego, privam o indivíduo da dignidade do trabalho e do acesso à educação e saúde", ele disse.
Quando isso acontece, afirmou, a pessoa pode se envolver com álcool, drogas, jogos e pornografia.
O Papa distinguiu a privação material, que pode levar ao pecado, da privação moral, que ele considera um estado que torna a pessoa "escrava do vício e do pecado".
Ele também lembrou que é importante compartilhar os bens com os pobres. Já é marca registrada do Papa, um jesuíta, criticar os excessos do capitalismo e a disparidade econômica.
"Quando poder, luxúria e dinheiro se tornam ídolos, eles tiram o lugar da prioridade de buscar uma justa distribuição de renda. Nossa consciência precisa ser convertida para a justiça, a igualdade, a simplicidade e o compartilhamento", disse.
Para ele, a Quaresma é adequada para "nos perguntarmos de que podemos nos privar a fim de ajudar e enriquecer os outros com nossa pobreza."

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.