segunda-feira, 31 de março de 2014

O GOLPE POLÍTICO-MILITAR DE 1964 EM 10 CAPÍTULOS

O documentário 1964 Um Golpe Contra o Brasil”, formado pela série de 10 vídeos, produzido pela Rede TVT (TV dos Trabalhadores), Núcleo de Preservação da Memória Política e apoio do governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, aborda a conjuntura nacional desde 1960 até o golpe civil-militar de 31 de março de 1964. Quais os interesses, os protagonistas e os fatos que culminaram na ação militar que implantou a ditadura no Brasil.
Este trabalho é dedicado ao ex-presidente João Goulart (Jango)1918/1976, deposto pelo golpe civil-militar de 31 de março de 1964, e à cantora e musicista brasileira Nara Leão1942/1989, “cujo trabalho sintetiza o melhor da música brasileira do seu tempo”.
 “NUM PAÍS COMO O BRASIL, ATÉ MESMO PARA SE FAZER ALGUMAS REFORMAS, É NECESSÁRIO SER MUITO REVOLUCIONÁRIO”, Jacob Gorender (**).
 Curiosidades
Durante o governo do presidente João Goulart, o salário-mínimo equivaleria, em 2013, quando o documentário 1964 Um Golpe Contra o Brasil” foi produzido, a cerca de R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais).
A aplicação das Reformas de Base, tal qual era pretendida pelo governo Jango, e seu vigor até os dias atuais, evitaria que a Educação fosse privatizada e a sociedade teria garantia ao ensino público universal, gratuito e de boa qualidade em todos os níveis.
A Reforma Agrária proposta por Goulart tinha a tendência de se evitar o êxodo rural. Pelo programa, hoje, a tendência era não haver camponeses sem terra e sem trabalho e, portanto, não se teria criado os cinturões de miséria envolta das grandes cidades. Haveria alimentação boa e barata para as famílias brasileiras.
Dentre as metas e ações de governo do presidente João Goulart, se houvesse vigido a Lei de Controle da Remessa dos Lucros das empresas estrangeiras para as suas sedes no exterior, por certo o Brasil evitaria e “não sangraria ‘zilhões’ de dólares ao final de cada ano”. Ainda, o reinvestimento de parte desse dinheiro no próprio Brasil, geraria milhares, e até milhões de novos empregos.
Outro aspecto que deixou reflexos diz respeito à ausência de investimentos em pesquisas e desenvolvimento tecnológico compatível com o desenvolvimento social. Tendo ocorrido isso, conforme era proposto pelas Reformas de Base de Jango, o Brasil não estaria pagando, ou tido pago, fortunas ao capital internacional pela compra de novas tecnologias, e a mudança das ferramentas de produção não teria levado a classe trabalhadora e o povo brasileiro ao desemprego e à miséria nas décadas de 1980 e 1990.
 NÓS SOBREVIVEMOS AO PAU-DE-ARARA... MAS O PAU-DE-ARARA TAMBÉM SOBREVIVEU...
Essa história não pode se repetir...

Veja, abaixo, o link para assistir aos vídeos que compõem o documentário “1964 Um Golpe Contra o Brasil”:
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 1 - http://youtu.be/fwChqqkzR5A
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 2 - http://youtu.be/cI-NtKBig-4
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 3 - http://youtu.be/PqM-rP20hkU
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 4 - http://youtu.be/Opz-z6lSjzI
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 5 - http://youtu.be/3BO5ljhxBGQ
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 6 - http://youtu.be/7TatSLXc2NE
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 7 - http://youtu.be/ImcO4DpuWyg
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 8 - http://youtu.be/G9VEZ3UGN2E
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 9 - http://youtu.be/_Dsf_AOEppo
1964 Um Golpe Contra o Brasil – link vídeo 10 - http://youtu.be/jR4ZWI6uNGg

Conheça as músicas de Nara Leão, como “Menina de Hiroshima”, “Sina de Caboclo”, “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas”, “Manhã de Liberdade” e “Faz Escuro Mas Eu Canto”, através do endereço www.naraleao.com.br.

(**) Jacob Gorender - conforme descrito na Wikipédia - (Salvador, 20 de janeiro de 1923São Paulo, 11 de junho de 2013) foi um dos mais importantes historiadores marxistas brasileiros. Jovem, lutou na Segunda Guerra Mundial, na Itália, como integrante da Força Expedicionária Brasileira. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), do qual saiu nos anos 60, para participar da fundação do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Foi preso, quando do Regime Militar. Entre seus trabalhos se destacam: “A burguesia brasileira”, de 1981, e “Combates nas trevas”, de 1987. Sua principal obra foi a tese "O Escravismo Colonial", de 1978, de caráter revolucionário, na medida em que supera o debate sobre o caráter do passado do Brasil – feudalismo e capitalismo. Naquela obra, apresenta teoria para a compreensão da história colonial e imperial brasileira baseado na apresentação de modo de produção historicamente novo, a saber, o escravismo colonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.