terça-feira, 19 de agosto de 2014

OFICINA DA FJBPC AGRADA EDUCADORES NO ‘PINTANDO O SETE’

“Arte e Sustentabilidade” apresentou recursos naturais para auxiliar no desenvolvimento dos educandos da Educação Infantil

Por
P. A. Ferreira (*)

O projeto “Pintando o Sete”, realizado pela Administração Municipal de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), teve a participação da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC) durante as oficinas realizadas no último sábado, 16.
A programação foi aberta na noite da quinta-feira, 14, no Espaço Cultura da Urca, com apresentações musicais e palestra com o tema “Sustentabilidade: Educação Ambiental Para o Consumo Consciente”, proferida pela Dra. Carmem Fabriani.
A estimativa da SME é de que tenham participado do evento deste ano, que trouxe como tema “Pintando o Sete na Escola Viva”, 1.680 funcionários dos 48 Centros de Educação Infantil (CEI’s) e das 10 escolas municipais que têm Educação Infantil, onde são atendidas cerca de seis mil crianças de quatro meses a seis anos de idade.
Com o tema “Arte e Sustentabilidade”, o diretor-financeiro da FJBPC, Bruno Figueiredo, apresentou, em duas turmas, uma pela e outra no período da tarde, as mais diversas possibilidades de aplicabilidade dentro das salas de aula no auxílio ao desenvolvimento e crescimento intelectual dos jovens educandos da Educação Infantil.
A apresentação agradou aos educadores que participaram desta oficina, que demonstraram satisfação e empolgação para colocar em prática, dentro das salas de aula, o que foi permitido aprender.
Entre os exemplos, a educadora Jositânia de Araújo Martins Andrade, da CEI Pingo de Gente e que cuida do desenvolvimento intelectual de crianças de cinco e seis anos de idade (jardim II). “Foi muito proveitosa, principalmente ao conhecer e aprender o uso de materiais naturais que normalmente não utilizamos, como o açafrão, o urucum e o pó de café para fazer tinturas”, observou.
Do mesmo modo e na mesma linha de raciocínio, as coordenadoras pedagógicas Maria Beatriz Prézia Moura, da CEI Caminho de Luz, e Andréia Eiras Testi, da Creche Dona Palmira e Morello Mencari, destacaram a importância de se trazer informações deste nível aos educadores, principalmente no caso do projeto “Pintando o Sete”, que lida diretamente com a formação das crianças com até seis anos de idade.
“A palestra veio de encontro às expectativas do ‘Pintando o Sete’ deste ano – ‘Pintando o Sete na Escola Viva’ – principalmente devido técnicas de uso de materiais naturais”, salientou Maria Beatriz.
De acordo com Bruno Figueiredo, a sua participação nestas oficinas faz parte da missão do Jardim Botânico de Poços de Caldas, que é levar informação e participar da construção de uma sociedade mais racional e voltada para a preservação a partir do conhecimento e do incentivo.
O diretor lembra que o Jardim Botânico está aberto a toda população, inclusive para grupos diversos, como de estudantes, para visitas monitoradas e acompanhamentos para esclarecimentos, entre várias oficinas. São centenas de espécies integrando coleções de orquídeas e samambaias entre inúmeros outros exemplares da flora local e regional.
Para agendar a visita, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3715-6054.


(*) jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.