terça-feira, 19 de agosto de 2014

PLENÁRIA PELA REFORMA POLÍTICA É ESPAÇO DEMOCRÁTICO AMPLO

CTB conclama Semana de Luta pela Reforma Política Democrática

Por
P. A. Ferreira (*)

A realização da “4ª Plenária Nacional do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”, ocorrida no Instituto Cajamar, em São Paulo, nos últimos dias 9 e 10, é o exemplo mais recente de que, tal qual o assunto requer e o povo almeja, se trata de um espaço democrático amplo e de livre participação de qualquer cidadão ou cidadã, seja detentor ou não de cargo eletivo ou comissionado.
De acordo com o Portal da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), o evento teve a participação de representantes da CTB e de, entre outras pessoas do cenário político nacional, Luiza Erundina (PSB-SP) e do deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP), bem como do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além de cerca de 100 delegados de 25 comitês estaduais do Plebiscito de todo o Brasil.

O Plebiscito Popular está marcado para acontecer na primeira semana de setembro, do dia 1º ao dia 7, Dia da Independência. Ao longo desses dias, a expectativa é de que milhares de brasileiros e de brasileiras respondam uma única pergunta:
“Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? (  )SIM (  )NÃO.”
Representante da presidenta Dilma Rousseff e do governo federal, Gilberto Carvalho foi enfático: “Posso lhes assegurar que a presidenta acompanha com grande interesse e entusiasmo a campanha, pois efetivamente o sistema político brasileiro não apenas bloqueia iniciativas do Executivo, como trava as mudanças estruturais necessárias para o nosso País”.
Ainda durante a Plenária, o porta-voz se comprometeu a agendar uma audiência com a presidenta Dilma para que organizadores façam a entrega do resultado desta consulta.
Destacando a importância deste ato para a sociedade brasileira, Rogério Nunes, secretário de Políticas Sociais da CTB e um dos representantes da entidade na “4ª Plenária Nacional”, ressaltou que “este é um momento que atende aos anseios dos movimentos de junho do ano passado, que teve como principal reivindicação a Reforma Política para consolidar a democracia e ter mecanismos de maior participação popular” e aproveitou para convocar os brasileiros e as brasileiras para participar deste ato democrático que reafirma a voz das ruas durante as manifestações de 2013. "A CTB conclama seus filiados, entidades e sindicatos para fortalecer esta campanha", acrescentou.
Dentre as definições alcançadas durante a Plenária, o trabalho conjunto entre Plebiscito pela Reforma Política e a Campanha para Expressar a Liberdade através do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) da Mídia Democrática.
No último dia 12, foi marcado o Dia Nacional de Lutas pela Constituinte com atividades e manifestações por todo o Brasil para esquentar os motores em direção à Semana do Plebiscito e a coleta de milhares de votos.
Entenda os objetivos assistindo ao vídeo de mobilização pelo Plebiscito por uma Constituição Popular através do link http://youtu.be/L5UQgFpQW-8.
Leia, abaixo, a íntegra da declaração desta “4ª Plenária Nacional do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”:
“Declaração da IV Plenária Nacional do Plebiscito da Constituinte
A ‘IV Plenária Nacional da Campanha pelo Plebiscito da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político’ reuniu 100 delegados de 25 Comitês Estaduais de todo o Brasil para preparar a reta final da mobilização para a coleta de votos no período de 1 a 7 de setembro de 2014.
Reforçados pelos avanços de nossa campanha e pela unidade obtida, reafirmamos o empenho para o sucesso das ações programadas para o dia 12 de agosto – Dia Nacional de Luta pela Constituinte.
Conclamamos as organizações populares, sindicais e democráticas, as cidadãs e cidadãos brasileiros do campo e da cidade, bem como todas as iniciativas em curso por uma reforma política democrática, ao engajamento na Semana de Luta pela Reforma Política, de 1 a 7 de setembro, quando recolheremos milhões de votos em todo o país no plebiscito popular.
Neste momento, também reforçamos a unidade com a campanha Para Expressar a Liberdade, que impulsiona um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) por uma Lei da Mídia Democrática. A democratização da comunicação é parte fundamental das mudanças que defendemos para o sistema político.
Indicamos igualmente a realização da ‘5ª Plenária Nacional’ da nossa campanha para setembro ou outubro, em Brasília, por ocasião da entrega dos resultados do plebiscito popular às autoridades, onde discutiremos os próximos passos da nossa campanha!
Cajamar, 10 de agosto de 2014.”

(*) jornalista e assessor de Comunicação do Sitial

com informação Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.