quarta-feira, 25 de março de 2015

NÚMEROS DO DESEMPENHO OPERACIONAL TRADUZEM META DA PETROBRAS


Acrescentamos às nossas reservas provadas de petróleo mais do que produzimos no mesmo período em 2014

A Petrobras alcançou marcos históricos em todas as suas áreas de atuação, demonstrando superação de desafios ano a ano, chegando a produzir 713 mil barris de petróleo por dia no pré-sal, marco de 21 de dezembro de 2014, refletindo o resultado do aperfeiçoamento constante de seus processos operacionais e de gestão, do empenho da força de trabalho e de muito investimento no potencial do país.
A produção recorde no pré-sal demonstra, ainda, a robustez e o pioneirismo das suas tecnologias. Fato que vem acompanhado do devido reconhecimento, tanto o é que, em maio deste ano, em Houston (EUA), a Petrobras será condecorada, pela terceira vez, com o prêmio OTC Distinguished AchievementAward for Companies, Organizations, and Institutions, premiação que a estatal brasileira faz jus em função da importância (clique em um dos links e saiba mais sobre esta premiação) ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada pré-sal. Esse prêmio é o maior reconhecimento que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore.
Confira os dez principais feitos tecnológicos do pré-sal pela Petrobras:



Tem como objetivo sustentar, na superfície do mar, as tubulações que conduzem o petróleo ou o gás do poço até a plataforma.





Tubulação rígida, geralmente de aço, que leva o petróleo ou gás do poço às plataformas.



Outro tipo especial de tubulação de aço, por onde passa produção de petróleo e gás dos poços até a plataforma, também instalada em águas mais profundas.



Tubulação que transfere o petróleo ou gás dos poços no fundo do mar para as plataformas de produção. Esta é a tubulação flexível em maior profundidade de água já instalada.





Utilização pela primeira vez de uma tubulação flexível para transferir petróleo e gás do poço até plataforma, com controle integrado.



Poço em águas mais profundas já perfurado com a utilização de lama pressurizada. A lama é uma mistura utilizada para manter a pressão do poço durante a perfuração e evitar que suas paredes desmoronem.





Poços satélites são poços produtores ou de injeção, perfurados distante da plataforma de produção.
CO2 é um gás inodoro, incolor, não inflamavél, mais pesado que o ar, também produzido em alguns reservatórios junto com o petróleo, água e gás natural. Essa tecnologia permite separá-lo do petróleo e do gás natural para reinjeção nos reservatórios através de poços especiais, chamados poços de injeção, visando aumentar a produtividade dos poços.




Com esse poço a Petrobras bateu o recorde de profundidade de poço para injeção de CO2, visando elevar a produção de petróleo e gás natural



A injeção de água e gás é utilizada para aumentar a produtividade dos reservatórios de petróleo e gás.




Acréscimo da Produção
Para garantir o futuro da produção de petróleo, é preciso investir na descoberta e na comprovação de novas reservas e, em 2014, o volume acrescentado às reservas provadas da Petrobras mais do que compensou a produção no mesmo período.
Assim, terminou-se o ano com uma reserva maior do que a que a registrada em 2013, mesmo tendo produzido quase 0,9 bilhão de barris de óleo equivalente (boe) ao longo de 2014. Como resultado, a estatal brasileira presentou um Índice de Reposição de Reservas (IRR) de 105%.
Não diferente, suas reservas provadas de óleo, condensado e gás natural atingiram, em 31 de dezembro de 2014, 16,612 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), representando um aumento de 0,3% em relação a 2013 (16,565 bilhões de boe).
Esses valores seguem os critérios de classificação e apropriação de reservas da ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis/Society of Petroleum Engineers). Leia mais sobre nossas reservas provadas em 2014.
Fonte: Portal Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.