quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

IMPORTÂNCIA DA JUVENTUDE RURAL É DESTAQUE EM SEMINÁRIO

No que diz respeito à agricultura familiar, jovens são responsáveis por 15% das DAP e por 29% dos atendimentos de Ater

O Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e as evoluções no campo nos últimos dez anos, foram tema de palestra do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, na abertura do seminário Juventude Rural e Agricultura Familiar, realizada hoje, 05, em Porto Alegre (RS).
O ministro reafirmou o que a presidenta Dilma Rousseff costuma falar em seus discursos sobre o que foi feito até hoje em políticas para a juventude rural. "Isso que nós fizemos é só o começo", e classificou o seminário como modelo de organização. "O que está sendo feito aqui, hoje, é um exemplo da capacidade organizativa da juventude", assinalou.
Ao destacar a situação dos jovens dentro da agricultura familiar, o ministro lembrou que eles são responsáveis por 15% das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) e por 29% dos atendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O desemprego de jovens em países como a Espanha também foi ressaltado pelo ministro. "Mesmo com a grande crise que está lá fora, aqui no Brasil, felizmente, a gente tem vivenciado uma situação diferente. O desemprego caiu 4,3%", observou.
Em relação aos programas do MDA destinados a juventude rural, Pepe Vargas enumerou políticas como o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), chamada pública de Ater específica para jovens, Pronaf Jovem, bem como salientou a participação dos jovens na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – responsáveis por 20% do público participante.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, a juventude rural é fundamental para a agricultura familiar. "Me orgulho de ter sido jovem rural da
geração anterior, que conseguiu trazer um conjunto de políticas memoráveis, mas não podemos nos contentar com isso. Temos que pensar o futuro da nossa agricultura. Os jovens não vão ficar no campo porque o governo ou os pais querem. Vão ficar no campo por terem razões para permanecer. Esse seminário é o local para os jovens apresentarem quais são as motivações necessárias", realçou.
Para o coordenador de juventude da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Douglas Censi, o seminário é o local para se determinar as temáticas mais importantes para os jovens do meio rural. "Todas as questões são fundamentais, são passos importantes, mas precisamos alavancar um conjunto de políticas públicas para a juventude. Temos muitas políticas públicas que dão certo, mas ainda temos muito que caminhar", disse.
A coordenadora de juventude da Federação Estadual de Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Josiane Cristina, elencou a importância dos jovens no atual momento. "Aqui vamos discutir qual o papel da juventude, que rumo ela vai tomar. No Ano Internacional da Agricultura Familiar, temos o papel de mostrar para a sociedade brasileira que existimos. A juventude rural tem um papel fundamental no campo e fazemos falta lá. Precisamos que as políticas falem umas com as outras. Se o campo não planta, a cidade não almoça e não janta", lembrou.
Orgulhosa em participar do seminário, a representante da Via Campesina, Sandy Mencilha, enfatizou que os jovens precisam e querem permanecer no campo. "Me sinto orgulhosa em representar a juventude campesina e levantar a bandeira da permanência do jovem no campo. O jovem precisa de políticas públicas que proporcionem a sua permanência no meio rural", declarou.
Durante a solenidade, ainda foram lançados dois livros do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead/MDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Fonte: ACS MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.