terça-feira, 30 de outubro de 2012

Garotada vai comandar seis capitais

É o movimento da regeneração política. Na foto montagem, ACM Neto, Marcus Alexandre e César Junior: jovens prefeitos eleitos no segundo turno

Não passa só por novos nomes, mas principalmente por jovens a renovação partidária nas capitais no 2º turno. É o movimento da regeneração política. César Junior (PSD) foi eleito em Florianópolis aos 33 anos. Roberto Cláudio (PSB) assumirá Fortaleza com 37. Com 33, ACM Neto (DEM) é o novo prefeito de Salvador. Tem 35 anos o eleito em Rio Branco (AC), Marcus Alexandre (PT), que disputou a primeira eleição. E um ano a mais o futuro prefeito de São Luís (MA), Edivaldo Holanda (PTC).
Do time
No primeiro turno, Rui Palmeira (PSDB) foi eleito em Maceió aos 36. Com 41 completos há poucos meses, Geraldo Julio (PSB) administrará o Recife.
Responsabilidade
Juntos, esses sete jovens prefeitos vão cuidar da vida de nada menos que aproximadamente 7,6 milhões de pessoas.
Cinquentões
Os cinquentões com cara de garotos: com 49, Fruet, de Curitiba; Mendes, de Cuiabá; e Haddad (PT) em SP. Bernal, de Campo Grande, tem 47; Rezende, de Vitória, 50.
Mapa de Campos
Aumenta mais o poder de Eduardo Campos, governador do Recife e presidente do PSB. Fez cinco capitais: Recife, BH, Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho, além de cidades-polo importantes como Campinas (SP) e Duque de Caxias (RJ). Elegeu 440 prefeitos em todo o país. Quatro capitais têm 3,5 milhões de potencial de eleitores para o PSB.
Fator Aécio
Com 1,8 milhão de eleitores, Belo Horizonte não entra nesta conta como reduto de Campos, porque ali a vitória foi de Aécio Neves, presidenciável do PSDB, que apadrinhou o prefeito Marcio de Lacerda (PSB).
Arquirrivais
PT e PSDB vão rivalizar com quatro capitais, cada. Os petistas ficaram com São Paulo, João Pessoa, Goiânia e Rio Branco. Os tucanos com Manaus, Teresina, Belém e Maceió – o tucanato volta a ter influência no Norte e Nordeste.
Classificados
Com negócios milionários em Dubai, o novo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), terá de nomear um CEO para a companhia de construções e guindastes.
Recado popular
Se há eleitor que deixou recado nas urnas, foi o ludovicense. Os moradores de São Luís (MA) mandaram para casa o atual e veterano prefeito Castelo (PSDB).
Dupla vitória
Zenaldo Coutinho (PSDB) teve dupla vitória este ano. Além de levar a prefeitura de Belém, foi vitorioso na proposta de desmembramento do Pará feita por Giovanni Queiroz (PDT), no plebiscito. Ele coordenou a campanha do contra.
Fatura
Com dois vereadores paulistanos (Arselino e Jair), um deputado na Assembleia (Ênio) e o líder do PT na Câmara Federal (Jilmar), os Tatto, ligados à ministra Marta Suplicy, colocam fatura na mesa do prefeito Haddad e levarão muita coisa.
na mesa
Haddad deve aos Tatto parte da vitória na capital. Para apenas um exemplo, o raio x das urnas na Capela do Socorro, bairro da periferia da Zona Sul sob controle da família: 61% dos votos para o petista, contra 39% do tucano José Serra.
Pontapé 2014
A vitória de Edivaldo em São Luís dá fôlego à castigada cidade onde oligarquias a dominam por décadas. Quem ganhou de tabela foi seu padrinho Flávio Dino (PCdoB). Edivaldo será o cabo eleitoral para a candidatura dele ao governo.
Máfia da invasão
Mal saiu o resultado das urnas, os Sem teto invadiram 11 imóveis em ação orquestrada em São Paulo. Vislumbram ajuda do novo prefeito para conquistar moradias.
Bola murcha
Com a especulação sobre o ex-zagueiro Gonçalves ser o novo gerente de futebol do Botafogo, o ex-craque Maurício reclama que tenta uma cavadinha há anos sem sucesso.
Ponto Final
Tal como a UNE, o MST sumiu no governo Dilma Rousseff.

(*) Por Leandro Mazzini com Vinícius Tavares, Marcos Seabra e Adelina Vasconcelos/Opinião e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.