sábado, 27 de outubro de 2012

Governo de Minas publica edital para construção de novo presídio em Poços

Na próxima semana, o governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), publica, no Diário Oficial do Estado, o “Minas Gerais”,o edital para o início do processo licitatório da construção da nova unidade prisional de Poços de Caldas, município do Sul do Estado, com capacidade de, aproximadamente, 300 vagas.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, os recursos estão disponíveis e são provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ferraz deve marcar, em breve, uma visita ao município para conhecer o terreno onde será construída a unidade, que foi doado ao Estado através da Lei Municipal n.º 8.575, de 29 de agosto de 2009.
A área fica na zona Sul da cidade, tem 50 mil m² e o novo presídio terá área construída de 20 mil m², a exemplo da mostrada na foto. A obra deve gerar 250 empregos diretos. O investimento é da ordem de R$ 18 milhões, com recursos dos governos estadual e federal. A expectativa é que o prédio esteja concluído no prazo de um ano.
Há muito tempo a atual cadeia pública de Poços de Caldas apresenta muitos problemas e, principalmente, superlotação de detentos. Em janeiro passado, quando ocorreu a última rebelião com duração aproximada de 7 horas, a unidade, com capacidade para 60 presos, abrigava mais de 270 detentos, ou seja, 450% acima da sua competência.
Em que pese a necessidade de um novo presídio em Poços, só não entendo porque desconsideram efetivar unidades prisionais agrícolas? Fica, aqui, a constatação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.