sábado, 3 de novembro de 2012

Acrescente café ao seu frango com quiabo

A receita reúne a bebida que é preferência dos mineiros com um dos pratos mais tradicionais das terras mineiras.
Ingredientes
1 frango caipira
½ kg de quiabo seco
2 pimentões vermelhos grandes picados em pedaços pequenos
2 cebolas grandes picadas em tamanhos pequenos
200 g de castanha de caju triturada
50 g de sálvia desidratada
30 g de manjerona desidratada
50 g de cominho em pó
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de café forte sem açúcar
Preparo
Em uma panela coloque o óleo e, quando estiver quente, acrescente o frango temperado com sal e alho para pré-fritura. Acrescente a cebola e aguarde cerca de 15 minutos em fogo alto.
Coloque o cominho, a manjerona e a sálvia. Misture e deixe por mais 10 minutos em fogo baixo.
Depois, acrescente a castanha, o café e o pimentão. Mexa e coloque água quente até cobrir toda a mistura. Deixe cozinhar por 20 minutos. Depois coloque o quiabo, não mexa e deixe por mais 10 minutos com a panela tampada.
Sirva com arroz, angu ou polenta mole e couve ou ora-pro-nobis.
Obs. 1: Caso você faça essa receita com o frango de granja – aquele frango resfriado encontrado em qualquer supermercado – tenha atenção com tempo de cozimento e a textura para que a ave não desmanche, pois, ele chega ao ponto mais rápido. A DICA, neste caso é, após acrescentar a castanha, o café e o pimentão, aguardar apenas10 minutos, até para que a castanha não perca sua crocância.
Obs. 2: Se você prefere pedaços maiores e com mais carne, a DICA é substituir o frango inteiro por apenas coxas e sobrecoxas.
Obs. 3: Sempre tenha muito cuidado com o sal, não apenas nesta receita, mas, em todos os pratos que for preparar. A DICA, e até mesmo orientação, é usar uma colher de sopa rasa de sal refinado por quilo de carne. Entretanto, o principal, que deve prevalecer, é o bom senso.

(*) Com informação Terra de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.